O COMBATE À VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA ESCOLA: PROPOSTAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNUVENS, JESSICA CORREIA DUARTE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-29T05:32:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-29T05:32:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601638-
Resumo: dc.description.abstractO Cariri cearense vem apresentando numerosos episódios de violência de gênero ao longo de sua história. Região marcadamente religiosa, manifesta fortes heranças do patriarcalismo rural e coleciona narrativas marcantes como a da ‘menina Benigna’, mártir e símbolo do combate ao feminicídio no Ceará. Partindo do pressuposto de que a escola é um ambiente que abriga e reproduz desigualdades e violência de gênero, este estudo propõe a reflexão sobre o papel do ensino de História nesse contexto. Trata-se de uma pesquisa com vistas ao entendimento da importância da formação do(a) professor(a) de História, para inserção do debate de gênero e História das mulheres no ensino. Por meio de narrativas orais de professores(as) da rede básica de ensino de Santana do Cariri e Juazeiro do Norte - CE, verificou-se a carência de adequada preparação para esses debates na formação docente. De igual modo, pode ser constatado às dificuldades enfrentadas por esses(as) profissionais, que necessitam de suporte pedagógico específico para a área, e material estruturado que contemple a abordagem de gênero e História das mulheres no ensino de História. Respondendo à este último ponto, a pesquisa apresenta um projeto escolar realizado com alunos(as) de escola pública de Santana do Cariri – CE, a fim de compartilhar propostas de abordagens para o diálogo do ensino de História, gênero e História das mulheres. O produto deste trabalho foi disponibilizado em forma de Cartilha, intitulada “Igualdade de gênero: uma história em Construção - O combate a violência de gênero na escola: propostas para o ensino de História”.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História, Violência de Gênero, Propostas Pedagógicas. Profhistória.pt_BR
Título: dc.titleO COMBATE À VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA ESCOLA: PROPOSTAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons