Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NUVENS, JESSICA CORREIA DUARTE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-29T05:32:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-29T05:32:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601638 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Cariri cearense vem apresentando numerosos episódios de violência de gênero ao longo de sua história. Região marcadamente religiosa, manifesta fortes heranças do patriarcalismo rural e coleciona narrativas marcantes como a da ‘menina Benigna’, mártir e símbolo do combate ao feminicídio no Ceará. Partindo do pressuposto de que a escola é um ambiente que abriga e reproduz desigualdades e violência de gênero, este estudo propõe a reflexão sobre o papel do ensino de História nesse contexto. Trata-se de uma pesquisa com vistas ao entendimento da importância da formação do(a) professor(a) de História, para inserção do debate de gênero e História das mulheres no ensino. Por meio de narrativas orais de professores(as) da rede básica de ensino de Santana do Cariri e Juazeiro do Norte - CE, verificou-se a carência de adequada preparação para esses debates na formação docente. De igual modo, pode ser constatado às dificuldades enfrentadas por esses(as) profissionais, que necessitam de suporte pedagógico específico para a área, e material estruturado que contemple a abordagem de gênero e História das mulheres no ensino de História. Respondendo à este último ponto, a pesquisa apresenta um projeto escolar realizado com alunos(as) de escola pública de Santana do Cariri – CE, a fim de compartilhar propostas de abordagens para o diálogo do ensino de História, gênero e História das mulheres. O produto deste trabalho foi disponibilizado em forma de Cartilha, intitulada “Igualdade de gênero: uma história em Construção - O combate a violência de gênero na escola: propostas para o ensino de História”. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, Violência de Gênero, Propostas Pedagógicas. Profhistória. | pt_BR |
Título: dc.title | O COMBATE À VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA ESCOLA: PROPOSTAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons