Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santana, Iêda Mayara de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-29T05:26:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-29T05:26:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | O CARIRI CEARENSE REVOLUCIONÁRIO/ A CONSTRUÇÃO DA GUERRA DO PINTO MADEIRA PELA HISTORIOGRAFIA E SUAS ABORDAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA - TEXTO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601637 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação apresenta a análise feita a partir das narrativas historiográficas sobre a Guerra do Pinto Madeira e sua inclusão/exclusão do ensino de História local no currículo escolar, situando-a como fato de História Nacional, uma vez que figura entre os conflitos que ocorreram no momento pós independência, protagonizando uma das disputas pela formação do Estado e Identidade Nacionais. Partimos do objetivo central de analisar como esse conflito foi construído pela historiografia tradicional no seio dos Institutos Ilustrados, e entender qual o lugar da Guerra do Pinto Madeira no Ensino de História. Para tanto analisamos, através de uma perspectiva de construção da verdade pela historiografia, os escritos sobre a Guerra do Pinto Madeira dos autores caririenses e de historiadores que escreveram sobre a guerra no período mais recente. A análise sobre o estudo do conflito no Ensino de História foi feita através de livros didáticos tanto do ensino Médio quanto do Fundamental, adotados por escolas públicas e privadas da região entre o final do século XX e o século XXI. A partir desse estudo concluímos que a construção feita pelos autores tradicionais sobre a guerra permanece nos estudos mais recentes, com poucas exceções, o que corrobora para um entendimento da mesma como fato de História Local, ausente dos livros didáticos, mesmo daqueles direcionados a História do Ceará. Dessa forma, apresentamos como produto um jogo direcionado ao ensino História denominado PalyHistória, que traz como enredo a Guerra do Pinto Madeira, em meio a outras guerras históricas mais conhecidas pelos estudantes, e aborda múltiplas possibilidades de ações dos personagens. Através do jogo buscamos inserir a Guerra do Pinto Madeira nas aulas de História de forma dinâmica e relacionando-a com outros acontecimentos, mostrando que todos, em diferentes escalas, têm sua contribuição para a História. O objetivo é que o jogo seja disponibilizado inicialmente nos computadores das escolas de Crato e Jardim, como possibilidade para as aulas de História, e em um segundo momento possa ser disponibilizado em outras escolas da Região do Cariri Cearense. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória, Ensino de História, Guerra, Historiografia. | pt_BR |
Título: dc.title | O Cariri cearense revolucionário: A construção da Guerra do Pinto Madeira pela historiografia e suas abordagens no Ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons