Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cruz, Josemar de Medeiros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-29T05:12:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-29T05:12:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | DE VOLTA PARA O FUTURO/ OS USOS DE FILMES PARA A COMPREENSÃO DO TEMPO NO ENSINO DE HISTÓRIA - TEXTO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601635 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Educação de Jovens e Adultos é marcada pelo retorno ao ambiente escolar, em geral a fim de se atender às exigências de um mundo que, sob o paradigma do progresso, transforma-se rapidamente. Diante desse contexto, em que pesa demandas urgentes, o ensino de História precisa contribuir para ampliar a experiência temporal dos alunos. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi refletir sobre a apreensão do conhecimento histórico na EJA, em especial no que se refere a compreensão do tempo. Para isso, aproveitou-se as experiências e expectativas dos estudantes como catalisadores da necessária relação entre passado, presente e futuro; e por consequência, seu impacto na consciência histórica. Propõe-se aqui o uso de filmes para o desenvolvimento da competência narrativa e a apropriação das categorias temporais, pois a linguagem do cinema, além de uma educação do olhar, proporciona pensar a própria representação da história, cuja assimilação cognitiva é tão cara em um contexto de disputas de narrativas, que muitas vezes têm nas imagens a sua escrita. Nesse caso, o filme apresenta uma dimensão didático-pedagógica quando objeto a ser problematizado em sala de aula. As reflexões produzidas nessa investigação resultam das atividades realizadas no âmbito do projeto CineHistória, em que há mais de dez anos faço uso de filmes no processo de desenvolvimento do raciocínio histórico dos alunos da EJA, com o intuito de contribuir na promoção de uma educação histórica significativa, que se faça a partir da ação de pensar historicamente. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Educação de Jovens e Adultos. Temporalidade. Cinema. Competência Narrativa. Profhistória. | pt_BR |
Título: dc.title | De volta para o futuro: os usos de filmes para a compreensão do tempo no ensino de história | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons