De volta para o futuro: os usos de filmes para a compreensão do tempo no ensino de história

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCruz, Josemar de Medeiros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-29T05:12:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-29T05:12:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherDE VOLTA PARA O FUTURO/ OS USOS DE FILMES PARA A COMPREENSÃO DO TEMPO NO ENSINO DE HISTÓRIA - TEXTOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601635-
Resumo: dc.description.abstractA Educação de Jovens e Adultos é marcada pelo retorno ao ambiente escolar, em geral a fim de se atender às exigências de um mundo que, sob o paradigma do progresso, transforma-se rapidamente. Diante desse contexto, em que pesa demandas urgentes, o ensino de História precisa contribuir para ampliar a experiência temporal dos alunos. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi refletir sobre a apreensão do conhecimento histórico na EJA, em especial no que se refere a compreensão do tempo. Para isso, aproveitou-se as experiências e expectativas dos estudantes como catalisadores da necessária relação entre passado, presente e futuro; e por consequência, seu impacto na consciência histórica. Propõe-se aqui o uso de filmes para o desenvolvimento da competência narrativa e a apropriação das categorias temporais, pois a linguagem do cinema, além de uma educação do olhar, proporciona pensar a própria representação da história, cuja assimilação cognitiva é tão cara em um contexto de disputas de narrativas, que muitas vezes têm nas imagens a sua escrita. Nesse caso, o filme apresenta uma dimensão didático-pedagógica quando objeto a ser problematizado em sala de aula. As reflexões produzidas nessa investigação resultam das atividades realizadas no âmbito do projeto CineHistória, em que há mais de dez anos faço uso de filmes no processo de desenvolvimento do raciocínio histórico dos alunos da EJA, com o intuito de contribuir na promoção de uma educação histórica significativa, que se faça a partir da ação de pensar historicamente.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Educação de Jovens e Adultos. Temporalidade. Cinema. Competência Narrativa. Profhistória.pt_BR
Título: dc.titleDe volta para o futuro: os usos de filmes para a compreensão do tempo no ensino de históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons