Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFPR | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ASSIS, Francisco Maffia de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-30T11:26:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-30T11:26:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPR_Francisco Maffia de Assis_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601590 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho se propõe a refletir sobre o tema do suicídio no ambiente escolar a partir das representações sociais sobre o suicídio elaboradas por jovens estudantes do ensino médio na cidade de Piraquara-PR. Considerando o aumento de suicídio entre jovens, que pode ser observado em diferentes lugares – incluindo o Brasil e a cidade em foco –, a Organização Mundial da Saúde (OMS) esclarece que falar sobre o tema é uma das melhores formas de combatê-lo e preveni-lo. Para orientar as discussões, a OMS criou um conjunto de manuais para os profissionais da mídia, da saúde e da educação sobre quais os cuidados necessários para falar sobre o suicídio sem que se faça uma apologia dele. Um material que pode ser utilizado, inclusive, para pensar as ações do Setembro Amarelo ou similares e no próprio ambiente escolar, posto que a escola é central na vida dos jovens. Neste cenário, interessa pensar como o suicídio é representado por jovens, e se/como essas representações aparecem nas produções disciplinares dos/as estudantes. Partiu-se das seguintes hipóteses: as representações sociais da morte em geral, e do suicídio em especial, aparecem nas mais diversas produções escolares, mesmo que o objeto de estudo não esteja associado diretamente a elas; os/as jovens sentem necessidade de falar sobre o tema, mas a comunidade escolar não está preparada para lidar com ele, tampouco conhece as diretrizes da OMS. Metodologicamente, a pesquisa se apoia em observação participante e análise de material fotográfico e escrito produzido por estudantes em sala de aula ou que circulam no ambiente escolar. A pesquisa permitiu identificar e compreender a existência de diversas representações sociais sobre o suicídio. Espera-se que o estudo possa contribuir no desenvolvimento de estratégias de prevenção e combate ao suicídio. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.104KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Suicídio. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jovens. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Representações sociais. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Piraquara. | pt_BR |
Título: dc.title | A EROSÃO DA VIDA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS REPRESENTAÇOES SOCIAIS DO SUICÍDIO DE JOVENS ESTUDANTES DE PIRAQUARA (PR) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Profsocio/UFPR | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Profsocio | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons