A EROSÃO DA VIDA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS REPRESENTAÇOES SOCIAIS DO SUICÍDIO DE JOVENS ESTUDANTES DE PIRAQUARA (PR)

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Autor(es): dc.contributorUFPRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorASSIS, Francisco Maffia de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-30T11:26:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-30T11:26:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-29-
identificador: dc.identifier.otherUFPR_Francisco Maffia de Assis_Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601590-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho se propõe a refletir sobre o tema do suicídio no ambiente escolar a partir das representações sociais sobre o suicídio elaboradas por jovens estudantes do ensino médio na cidade de Piraquara-PR. Considerando o aumento de suicídio entre jovens, que pode ser observado em diferentes lugares – incluindo o Brasil e a cidade em foco –, a Organização Mundial da Saúde (OMS) esclarece que falar sobre o tema é uma das melhores formas de combatê-lo e preveni-lo. Para orientar as discussões, a OMS criou um conjunto de manuais para os profissionais da mídia, da saúde e da educação sobre quais os cuidados necessários para falar sobre o suicídio sem que se faça uma apologia dele. Um material que pode ser utilizado, inclusive, para pensar as ações do Setembro Amarelo ou similares e no próprio ambiente escolar, posto que a escola é central na vida dos jovens. Neste cenário, interessa pensar como o suicídio é representado por jovens, e se/como essas representações aparecem nas produções disciplinares dos/as estudantes. Partiu-se das seguintes hipóteses: as representações sociais da morte em geral, e do suicídio em especial, aparecem nas mais diversas produções escolares, mesmo que o objeto de estudo não esteja associado diretamente a elas; os/as jovens sentem necessidade de falar sobre o tema, mas a comunidade escolar não está preparada para lidar com ele, tampouco conhece as diretrizes da OMS. Metodologicamente, a pesquisa se apoia em observação participante e análise de material fotográfico e escrito produzido por estudantes em sala de aula ou que circulam no ambiente escolar. A pesquisa permitiu identificar e compreender a existência de diversas representações sociais sobre o suicídio. Espera-se que o estudo possa contribuir no desenvolvimento de estratégias de prevenção e combate ao suicídio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.104KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSuicídio.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJovens.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações sociais.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPiraquara.pt_BR
Título: dc.titleA EROSÃO DA VIDA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS REPRESENTAÇOES SOCIAIS DO SUICÍDIO DE JOVENS ESTUDANTES DE PIRAQUARA (PR)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfsocio/UFPRpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProfsociopt_BR
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