Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BEZERRA, CICERO ANDERSON DE ALMEIDA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-29T05:45:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-29T05:45:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | “O FASCISMO É FASCINANTE, DEIXA A GENTE IGNORANTE E FASCINADA/” ENSINO DE HISTÓRIA, LIVROS DIDÁTICOS E A EMERGÊNCIA DAS IDEIAS FASCISTAS NO ESPAÇO ESCOLAR - TEXTO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601579 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação analisa os conceitos de fascismo e nazismo nos livros didáticos do 3o ano do ensino médio, etapa na qual são abordados os Regimes Totalitários no componente curricular de História. Serviram como fontes para esta pesquisa duas das coleções aprovadas no último PNLD – 2018, utilizadas atualmente no estado do Ceará. Observamos como se dá a construção das narrativas históricas em torno desses conceitos nessas coleções, as concepções de ensino, os sujeitos, acontecimentos e os recursos didáticos colocados à disposição do ensino de História. Esta pesquisa se deu num momento de intensa polarização política, marcado pela emergência de ideias fascistas, evidenciadas nos discursos de ódio nas redes sociais e em falas e iniciativas governamentais e projetos educacionais conservadores em curso no Brasil, com fortes ataques aos professores e aos livros didáticos de História, que são acusados de doutrinação ideológica dos jovens. Como produto deste trabalho investigativo, investimos na produção de uma HQ sobre o fenômeno do fascismo, como proposta de recurso didático para as aulas de História do ensino médio, por ser um tema que no século XXI continua atraindo leitores e seduzindo pessoas, de todas as faixas etárias, no mundo todo. Diante da ameaça do retorno de experiências sombrias e das constantes disputas em torno do passado nos livros didáticos, que, dependendo do contexto histórico, podem servir para encobrir a violência e o autoritarismo, o papel da História e do professor é fomentar nos estudantes, a todo instante, uma atitude historiadora e crítica sobre os acontecimentos, sem jamais perder de vista a defesa da cidadania e da democracia. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, Fascismo, Livros didáticos, Nazismo. Profhistória. | pt_BR |
Título: dc.title | “O FASCISMO É FASCINANTE, DEIXA A GENTE IGNORANTE E FASCINADA:” ENSINO DE HISTÓRIA, LIVROS DIDÁTICOS E A EMERGÊNCIA DAS IDEIAS FASCISTAS NO ESPAÇO ESCOLAR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons