Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Hachmann, Juliana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-26T21:10:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-26T21:10:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | IMPRENSA64.PRO.BR – UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA ESCOLAR SOBRE O GOLPE DE ESTADO DE 1964 POR MEIO DA IMPRENSA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601537 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação é a apresentação da discussão teórica e metodológica que fundamentou a criação das atividades de investigação histórica escolar produzidas no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) e publicadas no website <www.imprensa64.pro.br>. O principal objetivo das atividades é buscar aprimorar junto aos estudantes a leitura crítica da imprensa, por meio da investigação de seus discursos durante o período final do governo de João Goulart e de sua participação no golpe de Estado de 1964. A seleção dos temas e documentos utilizados nas atividades foi baseada nas pesquisas históricas sobre a relação entre a imprensa brasileira e o golpe de 1964, que defendem que a sua atuação foi um fator relevante para a deposição de João Goulart e a posterior instauração do regime militar. Já o desenho das atividades foi baseado na metodologia do currículo Lendo Como um Historiador, desenvolvido na Universidade de Stanford (Califória/EUA). | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Imprensa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Uso de fontes no ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Golpe de 1964 | pt_BR |
Título: dc.title | IMPRENSA64.PRO.BR – UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA ESCOLAR SOBRE O GOLPE DE ESTADO DE 1964 POR MEIO DA IMPRENSA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Juliana.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601537/2/Dissertação Juliana.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons