As mulheres do contestado: uma abordagem através da literatura infantil

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFin, Karoline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-26T21:00:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-26T21:00:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherAs mulheres do contestado: uma abordagem através da literatura infantilpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601535-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho propôs-se a elaborar o livro de literatura infantil intitulado “O dia em que viajei no tempo” que possui como personagens de destaque as mulheres comuns que poderiam ter vivido na Cidade Santa de Taquaruçu e, que possa ser utilizado como um dispositivo didático para o aprendizado histórico do Movimento do Contestado nos primeiros ciclos do Ensino Fundamental. Neste sentido procurou-se realizar a presente pesquisa que se subdivide em duas perspectivas diferentes, porém, complementares. Num primeiro momento efetuou-se uma breve análise de parte da historiografia existente sobre o Movimento do Contestado, dando ênfase às obras publicadas pelo historiados de farda, com destaque para a publicação de Dermeval Peixoto “A Campanha do Contestado” (1920), destacando a mesma como fonte desencadeadora da narrativa aqui proposta, nesta obra foram buscadas as personagens e histórias que sustentam a narrativa literária que surgiu como produto final da pesquisa. Ainda dentro do debate específico sobre o Contestado foram analisadas quatro obras de caráter literário com o objetivo de mapear quais influências as mesmas sofreram da historiografia existente sobre o Contestado, como foram construídas as suas narrativas históricas e de quais recursos as/os autoras/autores se utilizaram para representar as populações locais em especial as mulheres comuns. O segundo momento da pesquisa voltou-se à compreensão da literatura infantil enquanto gênero literário e das possibilidades de sua utilização como ferramenta na construção dos diferentes níveis de consciência histórica. Buscou-se também demonstrar a viabilidade da utilização da narrativa literária desenvolvida no que se refere aos conceitos de fato, sujeito e tempo histórico propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de História no Ensino Fundamental (BRASIL, 1997). Tendo por base esse documento esmiuçou-se a narrativa literária construída buscando na mesma os pontos de suporte para o aprendizado histórico focando-se os conceitos já citados. Por ser uma pesquisa propositiva a construção do dispositivo didático assumiu um caráter central nos esforços empreendidos, o livro “O dia em que viajei no tempo” é composto pela narrativa propriamente dita, que tem como narradoras a menina Mariana e sua avó Cecília, em seguida propomos questionamentos sobre assuntos que, embora não sejam esmiuçados no decorrer da narrativa literária, podem auxiliar às/os leitoras/leitores a compreender o contexto do Movimento do Contestado e da Cidade Santa de Taquaruçu, este segundo momento também foi pensado para auxiliar as/aos docentes quando da utilização do material em sala de aula, encerrando temos uma sessão de Referências e indicações de outros materiais e locais onde se pode conhecer mais sobre o assunto.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMovimento do Contestadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
Título: dc.titleAs mulheres do contestado: uma abordagem através da literatura infantilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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