Múltiplos olhares no ensino da temática indígena: história e cultura Guarani na educação básica

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira de Melo Lima, Regiane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-26T20:38:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-26T20:38:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherMúltiplos olhares no ensino da temática indígena: história e cultura Guarani na educação básicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601533-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado foi realizada com o intuito de construir o e-book Kyringuei’kuery, direcionado às séries iniciais de escolas não indígenas, com objetivo de colaborar na troca de saberes através da construção de pontes interculturais entre crianças não indígenas e crianças indígenas guarani. Para alcançar o resultado final, com o propósito de inverter a lógica de um projeto colonial de alcance global que reverbera na atualidade, utilizou- se de autores guarani para o desenvolvimento do livro pedagógico e desse trabalho. Buscou-se, em um primeiro momento, conhecer e aprender com os saberes Guarani, para realizar, de fato um processo construtivo e significativo de troca de conhecimento. Em seguida, mostrou-se necessário compreender de que forma se deu a consolidação da colonialidade do saber, do poder e do ser e quais suas relações com as histórias das populações autóctones, bem como as consequências. Por fim, com o intuito de constatar equívocos relacionados à forma como os povos indígenas são vistos nos materiais didáticos utilizados na educação básica, para construir um e-book que pudesse trazer conhecimento e cultura Guarani e, ao mesmo tempo, desconstruir estereótipos e generalizações, foi feita uma análise acerca dos lugares reservados às populações indígenas nos livros didáticos utilizados na educação básica, de escolas públicas e particulares da Grande Florianópolis. Realizou-se uma reflexão sobre os conteúdos abordados em três coleções didáticas a fim de verificar se a abordagem contempla a legislação educacional (Lei 11.645/08 e Diretrizes Operacionais para a Implementação da História e das Culturas dos Povos Indígenas na Educação Básica, de abril de 2016) ou consolida ideias estereotipadas e generalizantes sobre os povos nativos, sob uma perspectiva europeia e cristã. O trabalho também dialoga com autores do campo da Nova História Indígena e do ensino de História Indígena, tais como John Manuel Monteiro e Circe Bittencourt, bem como com intelectuais indígenas como Gersem Baniwa, Edson Kayapó, Casé Angatu e Davi Kopenawa, além de se utilizar da perspectiva teórica decolonial.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGuaranipt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPovos Origináriospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIndígenaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivros Didáticospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNova História Indígenapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLei 11.645/08pt_BR
Título: dc.titleMúltiplos olhares no ensino da temática indígena: história e cultura Guarani na educação básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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