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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pereira de Melo Lima, Regiane | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-26T20:38:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-26T20:38:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Múltiplos olhares no ensino da temática indígena: história e cultura Guarani na educação básica | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601533 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação de mestrado foi realizada com o intuito de construir o e-book Kyringuei’kuery, direcionado às séries iniciais de escolas não indígenas, com objetivo de colaborar na troca de saberes através da construção de pontes interculturais entre crianças não indígenas e crianças indígenas guarani. Para alcançar o resultado final, com o propósito de inverter a lógica de um projeto colonial de alcance global que reverbera na atualidade, utilizou- se de autores guarani para o desenvolvimento do livro pedagógico e desse trabalho. Buscou-se, em um primeiro momento, conhecer e aprender com os saberes Guarani, para realizar, de fato um processo construtivo e significativo de troca de conhecimento. Em seguida, mostrou-se necessário compreender de que forma se deu a consolidação da colonialidade do saber, do poder e do ser e quais suas relações com as histórias das populações autóctones, bem como as consequências. Por fim, com o intuito de constatar equívocos relacionados à forma como os povos indígenas são vistos nos materiais didáticos utilizados na educação básica, para construir um e-book que pudesse trazer conhecimento e cultura Guarani e, ao mesmo tempo, desconstruir estereótipos e generalizações, foi feita uma análise acerca dos lugares reservados às populações indígenas nos livros didáticos utilizados na educação básica, de escolas públicas e particulares da Grande Florianópolis. Realizou-se uma reflexão sobre os conteúdos abordados em três coleções didáticas a fim de verificar se a abordagem contempla a legislação educacional (Lei 11.645/08 e Diretrizes Operacionais para a Implementação da História e das Culturas dos Povos Indígenas na Educação Básica, de abril de 2016) ou consolida ideias estereotipadas e generalizantes sobre os povos nativos, sob uma perspectiva europeia e cristã. O trabalho também dialoga com autores do campo da Nova História Indígena e do ensino de História Indígena, tais como John Manuel Monteiro e Circe Bittencourt, bem como com intelectuais indígenas como Gersem Baniwa, Edson Kayapó, Casé Angatu e Davi Kopenawa, além de se utilizar da perspectiva teórica decolonial. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Guarani | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Povos Originários | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Indígenas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Livros Didáticos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Nova História Indígena | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Lei 11.645/08 | pt_BR |
| Título: dc.title | Múltiplos olhares no ensino da temática indígena: história e cultura Guarani na educação básica | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| REGIANELIMAPROFHISTORIAUDESC.pdf | 9.06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601533/2/REGIANELIMAPROFHISTORIAUDESC.pdfDownload |
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