Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Fontana Cecatto, Daiana Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-26T20:31:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-26T20:31:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Site de curadoria em jogos digitais para o ensino de História | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601532 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Um dos desafios para o professor é despertar o interesse de seus alunos pelo conhecimento diante do contexto da sociedade da cultura digital, em que as tecnologias de informação e comunicação (TDICs), modificaram a forma de se produzir, de se relacionar com o mundo e com os outros. Neste panorama, as instituições escolares, bem como os professores devem estar cientes dos impactos que isso causa no processo de ensino e aprendizagem. Diante disso é importante compreender como o professor pode utilizar os jogos digitais nas aulas de História em benefício da aprendizagem de modo a contribuir com o ensino de história. O objetivo desta pesquisa é investigar como jogos digitais com temáticas históricas discutem o passado em suas narrativas e disponibilizar roteiros didáticos no blog do site criado. A pesquisa foi baseada na leitura de artigos científicos, sites governamentais, dissertações, teses, livros de pesquisadores da área e também sites de jogos digitais. Discutiram-se questões relevantes sobre o ensino de história na contemporaneidade e os jogos digitais. A relação entre jogos digitais e o ensino de história, a importância da narrativa nos jogos, a classificação dos jogos digitais, as maneiras de avaliar um jogo, e a ausência do tema dos jogos digitais no manual do professor de História do PNLD 2018, foram discussões presentes no trabalho. Discorreu- se ainda acerca da cultura digital, do papel do professor e da proposta de um webcurrículo. A curadoria de jogos digitais e a formulação e confecção do produto da pesquisa foram debatidas ao final da pesquisa com a apresentação do site de curadoria em jogos digitais no ensino de história disponível em <https://www.jogosdehistoria.net/>. O site se mostrou uma forma útil de integrar ao ensino de história os jogos digitais. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Site de curadoria | pt_BR |
Título: dc.title | Site de curadoria em jogos digitais para o ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DAIANACECATTOPROFHISTORIAUDESC(1).pdf | 2,76 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601532/2/DAIANACECATTOPROFHISTORIAUDESC(1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons