Site de curadoria em jogos digitais para o ensino de História

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFontana Cecatto, Daiana Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-26T20:31:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-26T20:31:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherSite de curadoria em jogos digitais para o ensino de Históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601532-
Resumo: dc.description.abstractUm dos desafios para o professor é despertar o interesse de seus alunos pelo conhecimento diante do contexto da sociedade da cultura digital, em que as tecnologias de informação e comunicação (TDICs), modificaram a forma de se produzir, de se relacionar com o mundo e com os outros. Neste panorama, as instituições escolares, bem como os professores devem estar cientes dos impactos que isso causa no processo de ensino e aprendizagem. Diante disso é importante compreender como o professor pode utilizar os jogos digitais nas aulas de História em benefício da aprendizagem de modo a contribuir com o ensino de história. O objetivo desta pesquisa é investigar como jogos digitais com temáticas históricas discutem o passado em suas narrativas e disponibilizar roteiros didáticos no blog do site criado. A pesquisa foi baseada na leitura de artigos científicos, sites governamentais, dissertações, teses, livros de pesquisadores da área e também sites de jogos digitais. Discutiram-se questões relevantes sobre o ensino de história na contemporaneidade e os jogos digitais. A relação entre jogos digitais e o ensino de história, a importância da narrativa nos jogos, a classificação dos jogos digitais, as maneiras de avaliar um jogo, e a ausência do tema dos jogos digitais no manual do professor de História do PNLD 2018, foram discussões presentes no trabalho. Discorreu- se ainda acerca da cultura digital, do papel do professor e da proposta de um webcurrículo. A curadoria de jogos digitais e a formulação e confecção do produto da pesquisa foram debatidas ao final da pesquisa com a apresentação do site de curadoria em jogos digitais no ensino de história disponível em <https://www.jogosdehistoria.net/>. O site se mostrou uma forma útil de integrar ao ensino de história os jogos digitais.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogos digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSite de curadoriapt_BR
Título: dc.titleSite de curadoria em jogos digitais para o ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons