Tropeirismo em Orleans/SC: história, memória e patrimônio através de um material pedagógico para a Educação Básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSartor Preve, Márcia Luzia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-26T19:54:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-26T19:54:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherTropeirismo em Orleans/SC: história, memória e patrimônio através de um material pedagógico para a Educação Básicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601528-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação de Mestrado vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) tem como tema central o processo de desenvolvimento de um material pedagógico chamado Bruaca da História. Tal material foi pensado para o estudo de temas da História, da Memória e do Patrimônio, partindo de uma temática local – o tropeirismo – e de sua importância na formação histórica e cultural do município de Orleans, Santa Catarina. A falta dessa temática no estudo da história de Orleans é o que motivou a elaboração deste material. Chamado de Bruaca da Histórica (em referência a bolsa de couro utilizada pelos tropeiros para o transporte de produtos), o material é composto por uma série de 10 atividades que professores(as) poderão mobilizar com os/as estudantes, dentro da Educação Básica e do Ensino de História, a fim de sensibilizá-los/as para o conhecimento e a valorização dessa história local e dos patrimônios que ela deixou. As discussões teóricas do trabalho se basearam em pesquisadores/as que estudam Ensino de História (Flávia Heloisa Caimi, Circe Bittencourt, Jörn Rüsen, Selva Guimarães Fonseca), História Local (Vilma de Lourdes Barbosa, José Evangelista Fagundes, Elison Antonio Paim e Vanessa Picolli) e Patrimônio (Ivo Matozzi, Allana Pessanha de Moraes, Ricardo de Aguiar Pacheco, Janice Gonçalves e Jaqueline Zarbato), bem como a memória (Eclea Bosi, Maurice Halbwachs e Alberto Rosa). Essa dissertação defende a inclusão dessas categorias dentro do Ensino de História para que este seja cada vez mais democrático e permita o estudo de temáticas dessa natureza, dando voz a histórias relevantes e próximas das realidades dos/as estudantes. O presente trabalho é composto por três capítulos: o primeiro, em que se discute o Ensino de História, o Patrimônio e a História Local; um segundo capítulo, em que são expostos apontamentos sobre o tropeirismo no Brasil, a história de Orleans e a atividade tropeira em uma de suas comunidades — Três Barras —, e no qual, também, se veicula a apresentação de memórias de depoentes que vivenciaram a atividade tropeira no município acompanhada de discussões sobre essa categoria. Como último capítulo, apresentam-se detalhadamente os materiais e as atividades que fazem parte da Bruaca da História, seus objetivos e resultados pretendidos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimôniopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTropeirismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOrleanspt_BR
Título: dc.titleTropeirismo em Orleans/SC: história, memória e patrimônio através de um material pedagógico para a Educação Básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons