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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ouriques, Mariana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-26T19:33:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-26T19:33:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | O JORNAL EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601525 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta o processo de produção e realização de sequências didáticas que utilizam o jornal como fonte para o Ensino de História. Estas sequências foram realizadas em duas turmas de 9o ano do Ensino Fundamental na Escola de Educação Básica Rosa Torres de Miranda, localizada em Florianópolis/SC. As cinco sequências produzidas abordam temáticas relacionadas ao processo de Modernização de Desterro, atual Florianópolis/SC e utilizam, dentre outras fontes, o jornal O Moleque, que circulou na capital catarinense no fim do século XIX e teve como um de seus principais redatores, o poeta simbolista Cruz e Sousa. Esta dissertação objetiva debater a potencialidade do jornal nas aulas de História e utiliza sequências didáticas como recurso metodológico que possibilitou a presente pesquisa. Para dar suporte à pesquisa foram utilizados como referência pesquisadores e pesquisadoras como Flávia Caimi e Fernando Seffner no debate sobre o Ensino de História. Por sua vez, Tânia de Lucca e Kátia Abud são referências utilizadas na discussão quanto ao uso do jornal como fonte histórica e para o ensino de História. Para compreender e contextualizar o período e o local estudado nas sequências, a Desterro do século XIX, bem como o próprio jornal O Moleque foram utilizados trabalhos de historiadores e historiadoras como Joana Maria Pedro, Hermetes Reis de Araújo e Elisabete Espíndola. O trabalho de Antonio Zaballa serviu de suporte para o planejamento e a realização das sequências didáticas. A ideia de uma dissertação propositiva que utiliza a sequência didática como metodologia foi motivada especialmente pela compreensão que o aprendizado é processual e contínuo e que esta proposta qualifica uma análise qualitativa dos estudantes dentro do Ensino de História. A presente dissertação divide-se em três capítulos: o primeiro debate o uso das fontes, especialmente do jornal no Ensino de História; o segundo apresenta o jornal O Moleque, contextualizado em Desterro do final do século XIX e as temáticas selecionadas para construção das sequências; já o último capítulo apresenta a realização e os resultados das sequências didáticas. O jornal demonstrou seu potencial nas aulas de História ao instigar a curiosidade e o debate entre os estudantes. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jornal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fonte histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | O JORNAL EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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MARIANAOURIQUES_PROFHISTORIAUDESC.pdf | 990,94 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601525/1/MARIANAOURIQUES_PROFHISTORIAUDESC.pdfDownload |
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