O JORNAL EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE HISTÓRIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOuriques, Mariana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-26T19:33:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-26T19:33:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherO JORNAL EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601525-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação apresenta o processo de produção e realização de sequências didáticas que utilizam o jornal como fonte para o Ensino de História. Estas sequências foram realizadas em duas turmas de 9o ano do Ensino Fundamental na Escola de Educação Básica Rosa Torres de Miranda, localizada em Florianópolis/SC. As cinco sequências produzidas abordam temáticas relacionadas ao processo de Modernização de Desterro, atual Florianópolis/SC e utilizam, dentre outras fontes, o jornal O Moleque, que circulou na capital catarinense no fim do século XIX e teve como um de seus principais redatores, o poeta simbolista Cruz e Sousa. Esta dissertação objetiva debater a potencialidade do jornal nas aulas de História e utiliza sequências didáticas como recurso metodológico que possibilitou a presente pesquisa. Para dar suporte à pesquisa foram utilizados como referência pesquisadores e pesquisadoras como Flávia Caimi e Fernando Seffner no debate sobre o Ensino de História. Por sua vez, Tânia de Lucca e Kátia Abud são referências utilizadas na discussão quanto ao uso do jornal como fonte histórica e para o ensino de História. Para compreender e contextualizar o período e o local estudado nas sequências, a Desterro do século XIX, bem como o próprio jornal O Moleque foram utilizados trabalhos de historiadores e historiadoras como Joana Maria Pedro, Hermetes Reis de Araújo e Elisabete Espíndola. O trabalho de Antonio Zaballa serviu de suporte para o planejamento e a realização das sequências didáticas. A ideia de uma dissertação propositiva que utiliza a sequência didática como metodologia foi motivada especialmente pela compreensão que o aprendizado é processual e contínuo e que esta proposta qualifica uma análise qualitativa dos estudantes dentro do Ensino de História. A presente dissertação divide-se em três capítulos: o primeiro debate o uso das fontes, especialmente do jornal no Ensino de História; o segundo apresenta o jornal O Moleque, contextualizado em Desterro do final do século XIX e as temáticas selecionadas para construção das sequências; já o último capítulo apresenta a realização e os resultados das sequências didáticas. O jornal demonstrou seu potencial nas aulas de História ao instigar a curiosidade e o debate entre os estudantes.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJornalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFonte históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Título: dc.titleO JORNAL EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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