Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pause Jr, Luiz Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-26T19:19:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-26T19:19:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | HISTÓRIA ORAL E MEMÓRIA NOS ANOS INICIAIS: HISTÓRIAS DA COMUNIDADE DE BOMBINHAS (SC) ENTRE AS DÉCADAS DE 1970 E 2000 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601523 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como proposta investigar por meio de pesquisa historiográfica como a história da comunidade pesqueira de Bombinhas é ensinada nos anos iniciais em escolas do município de Bombinhas (SC). A investigação visa encontrar elementos que informem como o passado se faz presente em narrativas difundidas entre a população, além de levantar a importância da história oral em sala de aula e o uso da memória. Para tanto, foram realizadas entrevistas com pescadores artesanais que atuaram na atividade no município entre as décadas de 1970 a 2000. A partir da análise e da discussão dos dados levantados, a dissertação resultou na criação de um produto para ser utilizado por docentes das séries iniciais, visando ensinar a história local, e preservar a memória e as narrativas orais populares, principalmente dos trabalhadores da pesca, além de discutir os processos de mudança que mantém os relatos sobre o passado significativos e importantes para o presente. Com esse intuito a página de Internet www.nosanosiniciaisfazendohistoria.com.br, funciona como um pequeno repositório das histórias coletadas em entrevistas com pescadores que serão disponibilizadas em vídeo, disponíveis em um canal do Youtube (Nos anos iniciais fazendo história), além de uma história em quadrinhos e proposições para seu emprego como ferramenta didático-pedagógica, destacando a importância do ensino de história nos anos iniciais da educação básica, e orientações que serviam de referências para os educadores no ensino fundamental I para o fazer docente. Para fundamentar as discussões, são mobilizados autores que são referência nos temas, como Edward Thompson, Agnes Heller, Mary Del Priori, Kátia Abud, Sandra Regina Ferreira de Oliveira, bem como as abordagens que digam respeito ao estudo da história oral, da memória e do ensino de História nos anos iniciais. A estrutura desta dissertação foi pensada de modo a evidenciar o processo de construção da pesquisa apresentando a discussão central, Bombinhas e a pesca, além do produto educacional. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Oral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anos Iniciais | pt_BR |
Título: dc.title | HISTÓRIA ORAL E MEMÓRIA NOS ANOS INICIAIS: HISTÓRIAS DA COMUNIDADE DE BOMBINHAS (SC) ENTRE AS DÉCADAS DE 1970 E 2000 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
LUIZPAUSE-PROFHISTORIAUDESC.pdf | 5,57 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601523/2/LUIZPAUSE-PROFHISTORIAUDESC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons