HISTÓRIA ORAL E MEMÓRIA NOS ANOS INICIAIS: HISTÓRIAS DA COMUNIDADE DE BOMBINHAS (SC) ENTRE AS DÉCADAS DE 1970 E 2000

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPause Jr, Luiz Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-26T19:19:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-26T19:19:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherHISTÓRIA ORAL E MEMÓRIA NOS ANOS INICIAIS: HISTÓRIAS DA COMUNIDADE DE BOMBINHAS (SC) ENTRE AS DÉCADAS DE 1970 E 2000pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601523-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como proposta investigar por meio de pesquisa historiográfica como a história da comunidade pesqueira de Bombinhas é ensinada nos anos iniciais em escolas do município de Bombinhas (SC). A investigação visa encontrar elementos que informem como o passado se faz presente em narrativas difundidas entre a população, além de levantar a importância da história oral em sala de aula e o uso da memória. Para tanto, foram realizadas entrevistas com pescadores artesanais que atuaram na atividade no município entre as décadas de 1970 a 2000. A partir da análise e da discussão dos dados levantados, a dissertação resultou na criação de um produto para ser utilizado por docentes das séries iniciais, visando ensinar a história local, e preservar a memória e as narrativas orais populares, principalmente dos trabalhadores da pesca, além de discutir os processos de mudança que mantém os relatos sobre o passado significativos e importantes para o presente. Com esse intuito a página de Internet www.nosanosiniciaisfazendohistoria.com.br, funciona como um pequeno repositório das histórias coletadas em entrevistas com pescadores que serão disponibilizadas em vídeo, disponíveis em um canal do Youtube (Nos anos iniciais fazendo história), além de uma história em quadrinhos e proposições para seu emprego como ferramenta didático-pedagógica, destacando a importância do ensino de história nos anos iniciais da educação básica, e orientações que serviam de referências para os educadores no ensino fundamental I para o fazer docente. Para fundamentar as discussões, são mobilizados autores que são referência nos temas, como Edward Thompson, Agnes Heller, Mary Del Priori, Kátia Abud, Sandra Regina Ferreira de Oliveira, bem como as abordagens que digam respeito ao estudo da história oral, da memória e do ensino de História nos anos iniciais. A estrutura desta dissertação foi pensada de modo a evidenciar o processo de construção da pesquisa apresentando a discussão central, Bombinhas e a pesca, além do produto educacional.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Oralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNarrativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos Iniciaispt_BR
Título: dc.titleHISTÓRIA ORAL E MEMÓRIA NOS ANOS INICIAIS: HISTÓRIAS DA COMUNIDADE DE BOMBINHAS (SC) ENTRE AS DÉCADAS DE 1970 E 2000pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons