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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Luna, Elineide | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-26T19:13:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-26T19:13:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Este estudo propõe uma reflexão crítica sobre os impactos de documentos curriculares, particularmente da BNCC (2018), no ensino de história, com relação à possibilidade de se abordar questões de gênero em sala de aula. O objetivo geral da pesquisa é elaborar sequências didáticas para alunos do Ensino Médio que possibilitem falar das relações de gênero no ensino de história a partir das competências e habilidades presentes na BNCC (2018). Para a elaboração das sequências, os recortes temporais selecionados foram o século XVI e o tempo presente. Foi proposto o uso de fontes documentais de períodos históricos distintos como ferramenta potente para promoção de uma aprendizagem histórica que atue na construção de representações do papel social de homens e mulheres ao longo do tempo. Por esta razão, foram tecidas comparações entre o contexto da Idade Moderna e o contexto do tempo presente visando problematizar, na longa duração, as mudanças e as permanências relacionadas à condição das mulheres na história. A categoria de gênero foi utilizada para construir com alunos e alunas uma análise histórica mais inclusiva, na qual as mulheres possam ser vistas e valorizadas como sujeitos da história. | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601521 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este estudo propõe uma reflexão crítica sobre os impactos de documentos curriculares, particularmente da BNCC (2018), no ensino de história, com relação à possibilidade de se abordar questões de gênero em sala de aula. O objetivo geral da pesquisa é elaborar sequências didáticas para alunos do Ensino Médio que possibilitem falar das relações de gênero no ensino de história a partir das competências e habilidades presentes na BNCC (2018). Para a elaboração das sequências, os recortes temporais selecionados foram o século XVI e o tempo presente. Foi proposto o uso de fontes documentais de períodos históricos distintos como ferramenta potente para promoção de uma aprendizagem histórica que atue na construção de representações do papel social de homens e mulheres ao longo do tempo. Por esta razão, foram tecidas comparações entre o contexto da Idade Moderna e o contexto do tempo presente visando problematizar, na longa duração, as mudanças e as permanências relacionadas à condição das mulheres na história. A categoria de gênero foi utilizada para construir com alunos e alunas uma análise histórica mais inclusiva, na qual as mulheres possam ser vistas e valorizadas como sujeitos da história. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | BNCC | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
| Título: dc.title | Gênero na BNCC : debates contemporâneos e propostas de sequências didáticas para o ensino de história | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| ELINEIDEDELUNA-PROFHISTORIAUDESC.pdf | 6.86 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601521/2/ELINEIDEDELUNA-PROFHISTORIAUDESC.pdfDownload |
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