Gênero na BNCC : debates contemporâneos e propostas de sequências didáticas para o ensino de história

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLuna, Elineide-
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-26T19:13:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-26T19:13:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherEste estudo propõe uma reflexão crítica sobre os impactos de documentos curriculares, particularmente da BNCC (2018), no ensino de história, com relação à possibilidade de se abordar questões de gênero em sala de aula. O objetivo geral da pesquisa é elaborar sequências didáticas para alunos do Ensino Médio que possibilitem falar das relações de gênero no ensino de história a partir das competências e habilidades presentes na BNCC (2018). Para a elaboração das sequências, os recortes temporais selecionados foram o século XVI e o tempo presente. Foi proposto o uso de fontes documentais de períodos históricos distintos como ferramenta potente para promoção de uma aprendizagem histórica que atue na construção de representações do papel social de homens e mulheres ao longo do tempo. Por esta razão, foram tecidas comparações entre o contexto da Idade Moderna e o contexto do tempo presente visando problematizar, na longa duração, as mudanças e as permanências relacionadas à condição das mulheres na história. A categoria de gênero foi utilizada para construir com alunos e alunas uma análise histórica mais inclusiva, na qual as mulheres possam ser vistas e valorizadas como sujeitos da história.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601521-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo propõe uma reflexão crítica sobre os impactos de documentos curriculares, particularmente da BNCC (2018), no ensino de história, com relação à possibilidade de se abordar questões de gênero em sala de aula. O objetivo geral da pesquisa é elaborar sequências didáticas para alunos do Ensino Médio que possibilitem falar das relações de gênero no ensino de história a partir das competências e habilidades presentes na BNCC (2018). Para a elaboração das sequências, os recortes temporais selecionados foram o século XVI e o tempo presente. Foi proposto o uso de fontes documentais de períodos históricos distintos como ferramenta potente para promoção de uma aprendizagem histórica que atue na construção de representações do papel social de homens e mulheres ao longo do tempo. Por esta razão, foram tecidas comparações entre o contexto da Idade Moderna e o contexto do tempo presente visando problematizar, na longa duração, as mudanças e as permanências relacionadas à condição das mulheres na história. A categoria de gênero foi utilizada para construir com alunos e alunas uma análise histórica mais inclusiva, na qual as mulheres possam ser vistas e valorizadas como sujeitos da história.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectBNCCpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Título: dc.titleGênero na BNCC : debates contemporâneos e propostas de sequências didáticas para o ensino de históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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