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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FERNANDES, SOCORRO ALVES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-26T18:52:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-26T18:52:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | HISTÓRIA INDÍGENA E COLONIZAÇÃO NO CEARÁ: QUESTÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601517 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No presente trabalho, sob o título “História Indígena e Colonização no Ceará – questões para o ensino de História”, estudamos os impactos da colonização portuguesa sobre as populações indígenas, especialmente no Ceará, situando continuamente este processo à colonização do Brasil, e discutimos a abordagem dessas questões pelo ensino da história indígena no âmbito escolar. Inicialmente realizamos uma análise sobre a abordagem da história indígena pela historiografia brasileira e cearense, ocasião em que discutimos os equívocos e as omissões em meio aos quais a história indígena nos foi apresentada desde os primórdios da produção historiográfica, notadamente no período imperial, no qual se processou o projeto de construção da identidade nacional e da história da nação brasileira a partir do “encontro” das raças no “glorioso” passado colonial. Ao analisarmos a situação dos povos indígenas em meio ao processo de colonização demos ênfase à questão agrária por identificarmos na problemática da posse das terras a matriz de todos os conflitos entre colonizadores e indígenas, os quais levaram à transformação dos primeiros contatos amistosos em verdadeiras guerras, a exemplo da Confederação dos Cariris, e resultaram na desestabilização de muitas comunidades indígenas. Além disso, destacamos ainda a exploração da mão de obra indígena e a dominação cultural desenvolvida inicialmente através da ação dos jesuítas, via catequização, e posteriormente através das políticas indigenistas que visavam à integração gradativa dos indígenas ao meio social, sob a perspectiva da civilização, que também ocasionaram desestabilização e violência. Feitas estas análises, discutimos sobre a História Indígena e o ensino de História sob a perspectiva da Nova História Indígena, situando a história indígena na realidade da educação brasileira e identificando os desafios a serem enfrentados para a sua efetivação no ensino de história. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, Historiografia, História Indígena, Colonização. Profhistória. | pt_BR |
Título: dc.title | HISTÓRIA INDÍGENA E COLONIZAÇÃO NO CEARÁ: QUESTÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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