Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Diego | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-26T14:25:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-26T14:25:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | APRENDER A ENSINAR COM OS GUARANIS: EMPATIA NO ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08 ATRAVÉS DO SITE “TERRITÓRIOS GUARANI” | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601515 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho busca colaborar com a efetivação das diretrizes operacionais para implementação da história e das culturas dos povos indígenas na educação básica em decorrência da Lei 11.645/08. Esta dissertação compreende os povos indígenas como produtores de conhecimento e propõe aprender com os guaranis aspectos da sua história e cultura através de dois eixos: as experiências dos anciãos e o nhandereko (modo de ser guarani). Para aproximar de maneira empática não indígenas desses dois elementos, analiso produções audiovisuais e trabalhos de conclusão de curso defendidos em 2015 pelos guaranis que se formaram no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A proposta pedagógica desta dissertação é o site “Territórios Guarani”, onde essas fontes foram inseridas em um mapa interativo localizando diferentes aldeias e atividades foram elaboradas como facilitadoras do aprendizado com e sobre os guaranis em escolas não indígenas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lei 11.645/08 | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Guaranis | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Nhanderekó | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
Título: dc.title | APRENDER A ENSINAR COM OS GUARANIS: EMPATIA NO ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08 ATRAVÉS DO SITE “TERRITÓRIOS GUARANI” | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DIEGOPEREIRA-PROFHISTORIAUDESC.pdf | 4,14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601515/2/DIEGOPEREIRA-PROFHISTORIAUDESC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons