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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Jordana Peixoto da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-25T23:40:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-25T23:40:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | dissertação jornada peixoto com ficha e produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601434 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação buscou ser o resultado convergente entre pesquisa e prática pedagógica. Analisou-se à luz da Lei 10.639/03 a forma como negros e negras são representados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), entre os anos de 2009 e 2019. Primeiramente, uma contextualização do ENEM quanto à sua origem, importância, alcance, métodos e situação atual. Em seguida, buscou-se identificar e selecionar questões das provas de ciências humanas e suas tecnologias cujos temas fossem alinhados à citada lei. Assim, problematizou-se o ENEM seguindo algumas balizas: a redação das questões reforça ou questiona estereótipos? Como as imagens usadas nas questões retratam negros e negras? Quais assuntos e períodos são mais valorizados pelo Exame? Com base no conjunto das informações colhidas e suas conclusões, produziu-se um material específico a ser trabalhado com turmas do Ensino Médio, apresentando a Lei 10.639/03, discutindo e articulando temas, como igualdade, representatividade e justiça social. O Exame, como forte indutor do currículo nacional, pode contribuir positivamente para um processo de desnaturalização de situações de submissão de negros e negras e apresentá-los de forma menos esquemática. Consequentemente, poderá atender às necessárias mudanças que a sociedade atual demanda nos processos educacionais | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.203 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | relações étnico-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania e direitos humanos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ENEM | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura de avaliação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
Título: dc.title | A representação de negros e negras presente nas questões do ENEM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfHistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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dissertação jordana peixoto com ficha e produto (1).pdf | 3,2 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601434/2/dissertação jordana peixoto com ficha e produto (1).pdfDownload |
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