Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves, Leonardo Arruda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-25T22:07:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-25T22:07:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | dissertação - Leonardo Arruda | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601394 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho objetiva demonstrar como a construção de um laboratório de História no ambiente escolar pode contribuir para o desenvolvimento de saberes conectados com o cotidiano dos alunos e sua própria história. O Laboratório de História do Rio de Janeiro (LabHisRio) é o espaço privilegiado para o desenvolvimento de diversas atividades envolvendo várias formas de se trabalhar com a História, tendo como eixo central a cidade do Rio de Janeiro. No caso apresentado nesta dissertação, foi utilizada a metodologia da História Oral e a Memória para recontar, por meio de entrevistas realizadas pelos alunos, uma parte da história da cidade onde moram por meio da inauguração da estação de metrô em Botafogo, bairro da zona sul do Rio de Janeiro. Acreditamos que os trabalhos realizados no laboratório contribuirão para a compreensão do fazer histórico, pois estaremos todos atuando como historiadores, ou no caso dos alunos, em uma ação historiadora. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.227 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | história oral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | laboratório | pt_BR |
Título: dc.title | Espaço das utopias no cotidiano escolar: a organização de um Laboratório de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfHistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação - Leonardo Arruda.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601394/2/Dissertação - Leonardo Arruda.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons