Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Krieger, Ana Carolina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-26T20:55:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-26T20:55:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Literatura e História: possibilidades e desafios na formação da consciência histórica em um salão literário, Florianopolis, 2017-2018 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601365 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Na presente dissertação de mestrado, do programa de Mestrado Profissional em Ensino de História, ProfHistória, analiso as contribuições e desafios do uso de obras literárias no ensino de História, através da experiência de um salão literário, pensado à luz da modernidade, em uma escola da rede particular do município de Florianópolis. A partir desta vivência, problematizo as potencialidades do uso da literatura para a formação da Bildung, ou formação cultural e do senso de historicidade, segundo a perspectiva de Jörn Rüssen, como capacidade de construir uma determinada narrativa de sentido entre o passado e o presente. O salão literário foi concebido na perspectiva de espaço de sociabilidades, onde a aprendizagem histórica se dá de maneira lúdica e participativa. Como produto final, fruto da análise desta experiência, formulei um ebook onde apresento a metodologia utilizada no salão literário, bem como sugestões de obras, perguntas para debate e atividades propositivas, de forma a servir como ponto de partida e inspiração para que vivências similares possam ser replicadas em outras unidades de ensino. Desse modo, o presente trabalho visa contribuir com o desafio docente apresentando um produto, fruto da experiência empírica, aliada à reflexão teórico-metodológica. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Bildung | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Salão literario | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ebook | pt_BR |
Título: dc.title | Literatura e História: possibilidades e desafios na formação da consciência histórica em um salão literário, Florianopolis, 2017-2018 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ANACAROLINAKRIEGERPROFHISTORIAUDESC(1).pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601365/2/ANACAROLINAKRIEGERPROFHISTORIAUDESC(1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons