UM OLHAR PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA ATRAVÉS DO CINEMA: Práticas do Ensino Fundamental – anos iniciais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFFpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCoelho, Raquel Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-25T23:01:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-25T23:01:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherdissertação final-profhistoriauffpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601360-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar o papel do professor de história e sua atuação em sala de aula como professor-pesquisador, partindo de uma mudança de fontes historiográficas. Sendo assim, busca trabalhar com o cinema em sala de aula, tendo por base filmes de animação sobre a África. Os filmes selecionados foram apresentados para estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental do ciclo de alfabetização e entre os temas pesquisados estão: o papel da narrativa, partindo da subjetividade da escrita e a questão da aplicação da legislação vigente sobre o ensino de história da África. Ao mesmo tempo que é necessário compreender a história do cinema e sua inserção como material de análise para historiadores. Desta maneira, a relação cinema e história precede uma busca por interpretação das várias formas de narrativas, o que diretamente está ligada a temporalidade, ou seja, a influência do presente na escrita tanto da narrativa histórica quanto da cinematográfica. A pesquisa não deixou de lado o papel do professor de história e seu trabalho com filmes em sala de aula, e busca expor as principais questões que devem ser levantadas na escolha de uma obra cinematográfica e a influência do cinema no olhar infantil sobre determinados temas como a história da África. Para tanto, busca suporte nas Leis 10.639/03 e 11.645/08. Por ser uma pesquisa que traz para o debate o cinema e sua relação com a história voltado para um público infantil, ocorreu a necessidade de reestruturação das atividades trabalhadas com os estudantes, o que nos possibilitou a criação de oficinas de cinema, tais oficinas contribuíram para a análise do desenvolvimento dos estudantes no que se refere a história da África.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.454 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectrelações étnico-racialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcinemapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectalfabetização visualpt_BR
Título: dc.titleUM OLHAR PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA ATRAVÉS DO CINEMA: Práticas do Ensino Fundamental – anos iniciaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons