Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Coelho, Raquel Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-25T23:01:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-25T23:01:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | dissertação final-profhistoriauff | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601360 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo analisar o papel do professor de história e sua atuação em sala de aula como professor-pesquisador, partindo de uma mudança de fontes historiográficas. Sendo assim, busca trabalhar com o cinema em sala de aula, tendo por base filmes de animação sobre a África. Os filmes selecionados foram apresentados para estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental do ciclo de alfabetização e entre os temas pesquisados estão: o papel da narrativa, partindo da subjetividade da escrita e a questão da aplicação da legislação vigente sobre o ensino de história da África. Ao mesmo tempo que é necessário compreender a história do cinema e sua inserção como material de análise para historiadores. Desta maneira, a relação cinema e história precede uma busca por interpretação das várias formas de narrativas, o que diretamente está ligada a temporalidade, ou seja, a influência do presente na escrita tanto da narrativa histórica quanto da cinematográfica. A pesquisa não deixou de lado o papel do professor de história e seu trabalho com filmes em sala de aula, e busca expor as principais questões que devem ser levantadas na escolha de uma obra cinematográfica e a influência do cinema no olhar infantil sobre determinados temas como a história da África. Para tanto, busca suporte nas Leis 10.639/03 e 11.645/08. Por ser uma pesquisa que traz para o debate o cinema e sua relação com a história voltado para um público infantil, ocorreu a necessidade de reestruturação das atividades trabalhadas com os estudantes, o que nos possibilitou a criação de oficinas de cinema, tais oficinas contribuíram para a análise do desenvolvimento dos estudantes no que se refere a história da África. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5.454 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | relações étnico-racial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | cinema | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | alfabetização visual | pt_BR |
Título: dc.title | UM OLHAR PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA ATRAVÉS DO CINEMA: Práticas do Ensino Fundamental – anos iniciais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfHistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Final-ProfHistoriaUFF (2).pdf | 5,45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601360/2/Dissertação Final-ProfHistoriaUFF (2).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons