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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO - IF SERTÃO - PE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GOMES, Erbs Cintra de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Fernando Rodrigues da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-23T15:08:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-23T15:08:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | GUIA_FEP_EPT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601276 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente guia teórico-metodológico constitui-se em produto educacional resultante do trabalho de dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT- do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, sob a orientação do professor Erbs Cintra de Souza Gomes. Destina-se a educadores (professores, pedagogos, diretores de ensino) que atuam na Educação Profissional e Tecnológica. O material foi produzido a partir da aplicação de um curso intitulado de “Formação em Exercício de Professores da EPT: desafios e possibilidades”, que teve como participantes os educadores do Instituto Federal do Piauí, campus São João do Piauí, que atuam no ensino médio integrado ao curso técnico de Administração e de Agropecuária. O trabalho foi organizado em cinco capítulos, sendo o primeiro capítulo dedicado a uma síntese histórica da Educação Profissional no Brasil, iniciando por um resgate histórico da gênese e importância da EPT, desde o período colonial aos dias atuais. No segundo capítulo aborda-se as especificidades do ensino médio integrado da EPT, discutindo os sentidos dessa integração e aspectos relativos ao currículo integrado; a discussão sobre a formação docente em EPT é o tema do terceiro capítulo, que trata da urgência e complexidade da discussão de formação docente àqueles que atuam na Educação Profissional; o quarto capítulo foi dedicado ao compartilhamento da experiência de realização de curso de formação docente na modalidade não presencial, mediada pela plataforma de videoconferências do Google Meet, em que se destaca a dinâmica de planejamento e execução, os temas desenvolvidos, as obras que subsidiaram as discussões, o material disponibilizado antecipadamente ao docente para estudo individual, entre outros. Por fim, no quinto capítulo listamos os principais autores e obras que alicerçaram as discussões sobre o histórico da EPT, o ensino médio integrado e da formação docente em EPT. Portanto, este guia tem o propósito de servir de subsídio e auxílio aos educadores quando intentarem promover formação docente no âmbito dos Institutos Federais ou em outras instituições de ensino, podendo inclusive, fazer alterações e utilizá-lo como norte para outras possibilidades de formação em exercício de professores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.581 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica; Formação em Exercício; Professores bacharéis na EPT. | pt_BR |
Título: dc.title | Formação em Exercício de Professores da Educação Profissional e Tecnológica: guia teórico-metodológico | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS - GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE MESTRE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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GUIA_FEP_EPT.pdf | 4,58 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601276/2/GUIA_FEP_EPT.pdfDownload |
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