Formação em Exercício de Professores da Educação Profissional e Tecnológica: guia teórico-metodológico

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO - IF SERTÃO - PEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGOMES, Erbs Cintra de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Fernando Rodrigues da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-23T15:08:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-23T15:08:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-23-
identificador: dc.identifier.otherGUIA_FEP_EPTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601276-
Resumo: dc.description.abstractO presente guia teórico-metodológico constitui-se em produto educacional resultante do trabalho de dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT- do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, sob a orientação do professor Erbs Cintra de Souza Gomes. Destina-se a educadores (professores, pedagogos, diretores de ensino) que atuam na Educação Profissional e Tecnológica. O material foi produzido a partir da aplicação de um curso intitulado de “Formação em Exercício de Professores da EPT: desafios e possibilidades”, que teve como participantes os educadores do Instituto Federal do Piauí, campus São João do Piauí, que atuam no ensino médio integrado ao curso técnico de Administração e de Agropecuária. O trabalho foi organizado em cinco capítulos, sendo o primeiro capítulo dedicado a uma síntese histórica da Educação Profissional no Brasil, iniciando por um resgate histórico da gênese e importância da EPT, desde o período colonial aos dias atuais. No segundo capítulo aborda-se as especificidades do ensino médio integrado da EPT, discutindo os sentidos dessa integração e aspectos relativos ao currículo integrado; a discussão sobre a formação docente em EPT é o tema do terceiro capítulo, que trata da urgência e complexidade da discussão de formação docente àqueles que atuam na Educação Profissional; o quarto capítulo foi dedicado ao compartilhamento da experiência de realização de curso de formação docente na modalidade não presencial, mediada pela plataforma de videoconferências do Google Meet, em que se destaca a dinâmica de planejamento e execução, os temas desenvolvidos, as obras que subsidiaram as discussões, o material disponibilizado antecipadamente ao docente para estudo individual, entre outros. Por fim, no quinto capítulo listamos os principais autores e obras que alicerçaram as discussões sobre o histórico da EPT, o ensino médio integrado e da formação docente em EPT. Portanto, este guia tem o propósito de servir de subsídio e auxílio aos educadores quando intentarem promover formação docente no âmbito dos Institutos Federais ou em outras instituições de ensino, podendo inclusive, fazer alterações e utilizá-lo como norte para outras possibilidades de formação em exercício de professores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.581 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica; Formação em Exercício; Professores bacharéis na EPT.pt_BR
Título: dc.titleFormação em Exercício de Professores da Educação Profissional e Tecnológica: guia teórico-metodológicopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS - GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃO PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE MESTREpt_BR
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