Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vilhena, Daniela Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barros, Osvaldo dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-23T04:08:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-23T04:08:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO - DANIELA VILHENA - PPGDOC - UFPA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601254 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ao tratar-se de Ensino de Matemática nos espaços ribeirinhos, depara-se com inúmeras dificuldades que implicam no rendimento dos alunos, a exemplo: a falta de materiais didáticos adequados e de temáticas motivadoras; o acesso restrito dos alunos, por falta de locomoção e pelas distâncias entre suas casas e a escola, além das precárias condições destes espaços. No que concerne aos recursos didáticos, o principal instrumento utilizado pelos professores, em sua prática docente, ainda é o livro didático. Compreendemos, então, que a elaboração e o uso de materiais concretos e manipuláveis, adequados às necessidades de aprendizagem dos alunos são importantes alternativas às escolas ribeirinhas, visto que podem ser facilmente relacionados às vivências desses alunos. Pensando nisso, esta dissertação tem como objetivo a criação de um Laboratório de Etnomatemática da Amazônia Tocantina, sendo este um espaço de experimentações dos conteúdos escolares relacionados às práticas cotidianas dos alunos que vivem em ambientes ribeirinhos. A escola ribeirinha necessita de espaços que promovam a compreensão dos conceitos matemáticos e suas relações com instrumentos e práticas cotidianas e nesse sentido, os laboratórios de ensino cumprem esse papel. Assim, quando interagimos com práticas ribeirinhas como: pesca, manejo e extração do açaí, construções de casas e embarcações, além da confecção e manipulação de instrumentos que auxiliam nessas práticas, estamos diante de oportunidades de aprendizagem da matemática numa perspectiva da Educação Etnomatemática. Assim, o trabalho foi desenvolvido com base nos pressupostos descritos por: Vergani,para quem a Etnomatemática é quando descreve uma estratégia ética de estímulo ao desenvolvimento individual e sociocultural; por D’Ambrósio quando retrata um a Etnomatemática do ponto de vista do saber/fazer do aluno, assim como de usa vivência em ambientes socioculturalmente diferenciados e, Bishop, que retrata a enculturação matemática, o ensino de matemática desdeem uma perspectiva cultural. Como produto didático, resultado dessa pesquisa, propomos a composição de um catálogo com diversas atividades desenvolvidas para escolas de ambientes ribeirinhos, materiais didáticos e estruturas metodológicas organizadas para a criação de um Laboratório de Etnomatemática em espaços escolares. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.980 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas Ribeirinhas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Laboratório de Etnomatemática. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Materiais didáticos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Simetria. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Proporcionalidade | pt_BR |
Título: dc.title | LABORATÓRIO DE ETNOMATEMÁTICA DA AMAZÔNIA TOCANTINA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - DANIELA VILHENA - PPGDOC - UFPA.pdf | Dissertação em PDF | 1,98 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601254/1/DISSERTAÇÃO - DANIELA VILHENA - PPGDOC - UFPA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: