LABORATÓRIO DE ETNOMATEMÁTICA DA AMAZÔNIA TOCANTINA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVilhena, Daniela Gonçalves-
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Osvaldo dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-23T04:08:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-23T04:08:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-04-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO - DANIELA VILHENA - PPGDOC - UFPApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601254-
Resumo: dc.description.abstractAo tratar-se de Ensino de Matemática nos espaços ribeirinhos, depara-se com inúmeras dificuldades que implicam no rendimento dos alunos, a exemplo: a falta de materiais didáticos adequados e de temáticas motivadoras; o acesso restrito dos alunos, por falta de locomoção e pelas distâncias entre suas casas e a escola, além das precárias condições destes espaços. No que concerne aos recursos didáticos, o principal instrumento utilizado pelos professores, em sua prática docente, ainda é o livro didático. Compreendemos, então, que a elaboração e o uso de materiais concretos e manipuláveis, adequados às necessidades de aprendizagem dos alunos são importantes alternativas às escolas ribeirinhas, visto que podem ser facilmente relacionados às vivências desses alunos. Pensando nisso, esta dissertação tem como objetivo a criação de um Laboratório de Etnomatemática da Amazônia Tocantina, sendo este um espaço de experimentações dos conteúdos escolares relacionados às práticas cotidianas dos alunos que vivem em ambientes ribeirinhos. A escola ribeirinha necessita de espaços que promovam a compreensão dos conceitos matemáticos e suas relações com instrumentos e práticas cotidianas e nesse sentido, os laboratórios de ensino cumprem esse papel. Assim, quando interagimos com práticas ribeirinhas como: pesca, manejo e extração do açaí, construções de casas e embarcações, além da confecção e manipulação de instrumentos que auxiliam nessas práticas, estamos diante de oportunidades de aprendizagem da matemática numa perspectiva da Educação Etnomatemática. Assim, o trabalho foi desenvolvido com base nos pressupostos descritos por: Vergani,para quem a Etnomatemática é quando descreve uma estratégia ética de estímulo ao desenvolvimento individual e sociocultural; por D’Ambrósio quando retrata um a Etnomatemática do ponto de vista do saber/fazer do aluno, assim como de usa vivência em ambientes socioculturalmente diferenciados e, Bishop, que retrata a enculturação matemática, o ensino de matemática desdeem uma perspectiva cultural. Como produto didático, resultado dessa pesquisa, propomos a composição de um catálogo com diversas atividades desenvolvidas para escolas de ambientes ribeirinhos, materiais didáticos e estruturas metodológicas organizadas para a criação de um Laboratório de Etnomatemática em espaços escolares.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.980 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolas Ribeirinhaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLaboratório de Etnomatemática.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMateriais didáticospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSimetria.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProporcionalidadept_BR
Título: dc.titleLABORATÓRIO DE ETNOMATEMÁTICA DA AMAZÔNIA TOCANTINApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática - Mestrado Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
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