QUESTIONANDO A “HISTÓRIA”, DAS MÍDIAS DIGITAIS À SALA DE AULA: a investigação histórica para a autonomia crítica do estudante do ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFurtado, Ronaldo Everton Araújo Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-22T04:25:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-22T04:25:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601221-
Resumo: dc.description.abstractAo analisar, a partir da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Cláudio Martins, Fortaleza, Ceará, como os estudantes interagem com as informações sobre História encontradas nas mídias digitais, este trabalho busca contribuir para a aprendizagem histórica dos estudantes do ensino médio por meio de um produto didático referenciado nos princípios da investigação histórica. Pesamos a aprendizagem tecida em sala de aula com intuito de dotar os estudantes de habilidades crítica de análise das informações sobre História que eles acessam em seu cotidiano, inclusive na internet pelas mídias digitais. Assim, sob a perspectiva da didática da História, com uma pesquisa qualitativa e no diálogo entre (e com) alguns autores que pensam o ensino e a aprendizagem histórica, este trabalho reflete sobre o ensino de História imerso à cultura histórica da sociedade. Pensa o conhecimento histórico para o exercício da cidadania, a autonomia intelectual e o pensamento crítico. Para isso, traz como proposta didática um “roteiro investigativo” para a aprendizagem histórica através da análise, em sala de aula, da construção das narrativas histórica do livro didático e de narrativas histórica extraídas de ambientes digitais.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Aprendizagem histórica escolar. Mídias digitais. Narrativa. Ensino de História.pt_BR
Título: dc.titleQUESTIONANDO A “HISTÓRIA”, DAS MÍDIAS DIGITAIS À SALA DE AULA: a investigação histórica para a autonomia crítica do estudante do ensino médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons