Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Furtado, Ronaldo Everton Araújo Vieira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-22T04:25:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-22T04:25:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601221 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ao analisar, a partir da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Cláudio Martins, Fortaleza, Ceará, como os estudantes interagem com as informações sobre História encontradas nas mídias digitais, este trabalho busca contribuir para a aprendizagem histórica dos estudantes do ensino médio por meio de um produto didático referenciado nos princípios da investigação histórica. Pesamos a aprendizagem tecida em sala de aula com intuito de dotar os estudantes de habilidades crítica de análise das informações sobre História que eles acessam em seu cotidiano, inclusive na internet pelas mídias digitais. Assim, sob a perspectiva da didática da História, com uma pesquisa qualitativa e no diálogo entre (e com) alguns autores que pensam o ensino e a aprendizagem histórica, este trabalho reflete sobre o ensino de História imerso à cultura histórica da sociedade. Pensa o conhecimento histórico para o exercício da cidadania, a autonomia intelectual e o pensamento crítico. Para isso, traz como proposta didática um “roteiro investigativo” para a aprendizagem histórica através da análise, em sala de aula, da construção das narrativas histórica do livro didático e de narrativas histórica extraídas de ambientes digitais. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Aprendizagem histórica escolar. Mídias digitais. Narrativa. Ensino de História. | pt_BR |
Título: dc.title | QUESTIONANDO A “HISTÓRIA”, DAS MÍDIAS DIGITAIS À SALA DE AULA: a investigação histórica para a autonomia crítica do estudante do ensino médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Finalizada_dissertao__Ronaldo_Furtado (1).pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601221/2/Finalizada_dissertao__Ronaldo_Furtado (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons