POR UMA HISTÓRIA SOCIAL DO FAZER CIENTÍFICO: O ENSINO DE HISTÓRIA E A HISTÓRIA DA CIENCIA NO IFRN

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJORGE, VICENTE AMINTAS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-22T04:20:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-22T04:20:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherVICENTE AMINTAS JORGEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601220-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho pretende favorecer uma aproximação da Ciência com a sua história. Mas não se restringe a isso. Realiza também uma análise da pertinência e importância do ensino de Ciências de forma contextualizada temporalmente e espacialmente. A partir de uma pesquisa qualitativa adquiriu-se uma imagem, o mais fiel possível, da forma como a ciência é encarada e trabalhada dentro do instituto educacional em que o autor leciona, o IFRN, mais especificamente no campus em que atuo, Campus Santa Cruz-RN e nos cursos de licenciatura ofertados pelo mesmo (Licenciatura em Física e em Matemática). A partir de tal pesquisa obteve-se uma visão de ciência característica que guiou este trabalho na construção de uma ação transformadora: a elaboração de uma disciplina curricular de História da Ciência a ser proposta ao instituto como matéria eletiva destes cursos. Essas ações pretendem, como exposto no início deste resumo, uma necessária e muito útil aproximação do conhecimento científico com a sua historicidade pois só assim teremos um ensino de ciência mais humano, mais próximo e mais reflexivo.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; História da Ciência. IFRN. Ensino de Ciências. Historicidade. Conhecimento Científico.pt_BR
Título: dc.titlePOR UMA HISTÓRIA SOCIAL DO FAZER CIENTÍFICO: O ENSINO DE HISTÓRIA E A HISTÓRIA DA CIENCIA NO IFRNpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons