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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barbosa, Artur Sérgio de Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-22T03:35:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-22T03:35:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Artur Sérgio de Sousa Barbosa | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601218 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo desenvolve tema de pesquisa referente à linha de pesquisa “Saberes Históricos no Espaço Escolar”. Para a execução deste trabalho, partimos de duas problemáticas encontradas no cotidiano da sala de aula: a primeira, as demandas apresentadas por nossos(as) alunos(as), que possuem representações estereotipadas, negativas e naturalizadas sobre a África e seus povos; e a segunda, as limitações apresentadas pelo livro didático de História no que se refere à temática africana. Nesse sentido, nosso objetivo é promover um ensino de história aberto a uma educação das relações étnico-raciais que contribua para uma formação cidadã dos educandos por meio da identificação e do combate aos estereótipos, à discriminação e às representações preconceituosas sobre a história da África e do estudo de sua diversidade socioeconômica e cultural contemporânea. Utilizando como fontes de informação páginas da mídia digital (jornais e sites), oferecemos como produto didático uma proposta de exposição/painel que servirá para refletir sobre as representações e imagens do continente africano no espaço público e que não se faz presente no livro didático de História. Por meio de uma metodologia qualitativa e quantitativa de observação e análise de discursos narrativos e imagéticos, levaremos à sala de aula a possibilidade de reflexão sobre questões como o racismo, a construção de identidades e a formação da consciência histórica. De modo que são imprescindíveis os conceitos de Frantz Fanon, para discutirmos o racismo; ainda, o de identidade de Moita Lopes, que entende que esta pode ser reconstruída no espaço escolar; e de consciência histórica de Jörn Rüsen. Em outra instância, para pensar o nosso produto pedagógico, utilizamos as definições e ideias de Tereza Scheiner e Lílian Florez, sobre a exposição museológica. Nesses termos, esperamos que a nossa pesquisa possa contribuir e auxiliar o leitor na educação para as relações étnico-raciais, a fim de combater exclusões, discutir as desigualdades raciais e desconstruir a ilusão de “democracia racial”, possibilitando, assim, a construção de identidades positivas e promovendo a superação de atitudes racistas e preconceituosas presentes em nossa sociedade. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; : história da África; livro didático de História; educação antirracista; educação étnico-racial; exposição; ensino de história | pt_BR |
Título: dc.title | O ensino de história para uma educação das relações étnico-raciais: a história da África para além do livro didático | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Verso_corrigida_com_ficha_catalogrfica (2).pdf | texto | 4,39 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601218/2/Verso_corrigida_com_ficha_catalogrfica (2).pdfDownload |
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