Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PACHECO, LUÍS EDUARDO ANDRADE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-22T03:29:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-22T03:29:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | LUÍS EDUARDO ANDRADE PACHECO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601217 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho propõe debater a questão do ensino de história local no ensino médio a partir das narrativas e experiências que os alunos trazem da cidade em que vivem. A pesquisa foi realizada por meio de aplicação de questionário e conversas com os estudantes de uma escola pública de tempo integral na cidade de Fortaleza - CE, o Colégio Estadual Liceu do Ceará, em que se buscou conhecer a forma como esses alunos se relacionam, sentem, vivenciam e constroem o sentimento de identidade e pertencimento com a cidade de Fortaleza. Diante da lacuna existente na grade curricular de história do ensino médio sobre história local e dos resultados obtidos após análises dos dados gerados por esta pesquisa, o produto didático que emerge resultante de todo o processo de investigação é a criação de três roteiros para a realização de minidocumentários que abordam a perspectiva do aluno sobre a cidade em três pontos específicos: o imaginário, os locais de memória e o conhecimento histórico. O que se propõe com este produto é contribuir para as aulas de história local e permitir que os alunos possam ter outros olhares sobre a relação deles com a cidade. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Ensino de História. História Local. Narrativas. Imaginário. Cidade. | pt_BR |
Título: dc.title | “MAS ESTA NÃO É A MINHA CIDADE”: NARRATIVAS E SENSIBILIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA DE FORTALEZA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertao_Luis_Eduardo_Andrade_Pacheco_1 (1).pdf | 2.13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601217/2/Dissertao_Luis_Eduardo_Andrade_Pacheco_1 (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons