Debaixo da sombra do Trampolim da Vitória: história local, ensino e memória histórica em Parnamirim- RN

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorARAÚJO, GLAUCIA DIAS COSTA DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-22T03:26:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-22T03:26:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherGLAUCIA DIAS COSTA DE ARAÚJOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601216-
Resumo: dc.description.abstractEsse trabalho apresenta uma investigação histórica sobre a cidade de Parnamirim (RN) e seus desdobramentos no chão da escola, vendo-a inserida em um binômio de memória consagrada, cristalizada no advento da instalação de uma base estadunidense no município, em decorrência da Segunda Guerra Mundial, e de memórias subterrâneas ou marginalizadas, que tangenciam outros aspectos da história da cidade e que não adentram, ou não encontram espaço, no estudo da história local na sala de aula por verem-se encobertas nessa sombra heroica e romantizada do fragmento consagrado. Assim, verificada essa dualidade e as consequentes ausências decorrentes disso, objetivou-se na pesquisa uma interpretação histórica que considerasse outros fragmentos da memória local, a fim de serem trabalhados dentro da sala de aula, visto que no processo de ensino e aprendizagem deve-se constar, conforme dispostos no aparato legal para a Educação Básica, a formação integral do aluno que considera a diversidade cultural e a significação dos contextos históricos a partir de sua realidade social, diálogo no qual a história local e seus mais diversificados episódios tornam-se uma base estrutural indispensável. Nessa perspectiva, a formulação do trabalho organizou-se, em um primeiro momento, na discussão sobre a importância dos estudos sobre a memória, a história das cidades, a história local e o ensino, no sentido de estruturar teoricamente a pesquisa, partindo depois para uma revisão historiográfica das produções acerca da história de Parnamirim já publicadas até o momento, a fim de que se atingisse com propriedade os aspectos de consagração, marginalização da memória e da historicidade, contida nas informações elencadas por tais textos. Por fim, foi estruturada uma proposta interventiva na forma de roteiros para vídeos considerando as memórias até então vistas como subterrâneas, elaborados considerando os hábitos culturais do alunado em questão e a utilização de estratégias de construção de conhecimento histórico local em uma plataforma digital usual a esses indivíduos, o Instagram.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Ensino de História. Memória e História local. História das cidades. TICs.pt_BR
Título: dc.titleDebaixo da sombra do Trampolim da Vitória: história local, ensino e memória histórica em Parnamirim- RNpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons