Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ARAÚJO, GLAUCIA DIAS COSTA DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-22T03:26:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-22T03:26:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | GLAUCIA DIAS COSTA DE ARAÚJO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601216 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse trabalho apresenta uma investigação histórica sobre a cidade de Parnamirim (RN) e seus desdobramentos no chão da escola, vendo-a inserida em um binômio de memória consagrada, cristalizada no advento da instalação de uma base estadunidense no município, em decorrência da Segunda Guerra Mundial, e de memórias subterrâneas ou marginalizadas, que tangenciam outros aspectos da história da cidade e que não adentram, ou não encontram espaço, no estudo da história local na sala de aula por verem-se encobertas nessa sombra heroica e romantizada do fragmento consagrado. Assim, verificada essa dualidade e as consequentes ausências decorrentes disso, objetivou-se na pesquisa uma interpretação histórica que considerasse outros fragmentos da memória local, a fim de serem trabalhados dentro da sala de aula, visto que no processo de ensino e aprendizagem deve-se constar, conforme dispostos no aparato legal para a Educação Básica, a formação integral do aluno que considera a diversidade cultural e a significação dos contextos históricos a partir de sua realidade social, diálogo no qual a história local e seus mais diversificados episódios tornam-se uma base estrutural indispensável. Nessa perspectiva, a formulação do trabalho organizou-se, em um primeiro momento, na discussão sobre a importância dos estudos sobre a memória, a história das cidades, a história local e o ensino, no sentido de estruturar teoricamente a pesquisa, partindo depois para uma revisão historiográfica das produções acerca da história de Parnamirim já publicadas até o momento, a fim de que se atingisse com propriedade os aspectos de consagração, marginalização da memória e da historicidade, contida nas informações elencadas por tais textos. Por fim, foi estruturada uma proposta interventiva na forma de roteiros para vídeos considerando as memórias até então vistas como subterrâneas, elaborados considerando os hábitos culturais do alunado em questão e a utilização de estratégias de construção de conhecimento histórico local em uma plataforma digital usual a esses indivíduos, o Instagram. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Ensino de História. Memória e História local. História das cidades. TICs. | pt_BR |
Título: dc.title | Debaixo da sombra do Trampolim da Vitória: história local, ensino e memória histórica em Parnamirim- RN | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Glaucia_Araujo._dissertao_depsito_final_com_ficha (1).pdf | texto | 4.17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601216/2/Glaucia_Araujo._dissertao_depsito_final_com_ficha (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons