A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO TÉCNICO: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA, IF SUDESTE MG - CAMPUS JUIZ DE FORA

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Geraispt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBatista, Maria-
Autor(es): dc.contributor.authorBarbosa, Leonardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-22T02:00:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-22T02:00:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-23-
identificador: dc.identifier.otherA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO TÉCNICO: um estudo de caso no curso técnico em eletrotécnica, IF Sudeste MG - Campus Juiz de Forapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601196-
Resumo: dc.description.abstractRESUMO O presente estudo trata da temática da inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Foi proposta uma análise das barreiras e possibilidades da inclusão dos alunos com TEA no curso Técnico Concomitante em Eletrotécnica do IF Sudeste MG, Campus Juiz Fora, à luz dos discursos dos professores, coordenador do curso, estudantes, estudante com TEA e seu responsável. O motivo para a realização desta pesquisa deve-se ao fato de ser de grande importância que se ofereçam esclarecimentos sobre o tema a todos que convivem com estudantes com TEA, para que possam aprimorar as práticas educativas no âmbito da EPT, fazendo com que as diferenças desses alunos, e não somente deles, sejam contempladas. A pesquisa consistiu num estudo de caso realizado por meio de uma análise qualitativa, dívida em três fases. Na primeira fase foi realizada uma análise documental. Na segunda fase foram realizadas entrevistas individuais com os professores, coordenador do curso e responsável pelo aluno com TEA. Na terceira fase, foi aplicado um questionário para os estudantes de uma turma do curso que apresentava um estudante diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista de nível II, grau moderado de acordo com o DSM V, (2013). O estudo dos conteúdos foi realizado por meio do método de análise de conteúdo, fundamentado em Bardin (2011). Os trabalhos de análise documental e de campo empreendidos possibilitaram a identificação de barreiras e possibilidades da instituição para o exercício da Educação Inclusiva. A partir dos discursos e da análise foram identificadas barreiras, como a capacitação, apropriação de documentos institucionais e legislação, ausência de diálogo entre servidores e com a família do estudante com TEA. O Produto Educacional originado deste estudo foi projetado para área geradora do problema pesquisado, como um instrumento de reflexão e mudança do contexto. Optou-se por uma cartilha, denominada “Transtorno do Espectro Autista: Quando você conhece e apoia as peças se encaixam”. Os desafios da inclusão são contínuos. Por isso, o diálogo, bem como a ação de todos é que irão contribuir para que tenhamos um ensino que se adéque a realidade de todos. Palavras-chave: Autismo. Educação Inclusiva. Educação Profissional e Tecnológica.  pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,31 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAutismo Inclusão escolarpt_BR
Título: dc.titleA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO TÉCNICO: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA, IF SUDESTE MG - CAMPUS JUIZ DE FORApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Pesquisa Orientadapt_BR
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