Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFSul | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Soares, Eduardo R Rayher | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Tessmann, Marta Helena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-21T19:11:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-21T19:11:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto educacional | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601195 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O setor da construção civil é certamente um setor econômico muito importante para o país, no entanto, quando se trata da modernização tecnológica dos métodos construtivos bem como de novos materiais, as inovações tecnológicas tendem a demorar em se propagar da academia, dos laboratórios para os canteiros de obras (SANTIN apud. BEKAERT; 2018). Neste contexto, a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que permeia os cursos de nível médio e técnico integrados ofertados pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL) que nesta pesquisa são representados pelo curso técnico em edificações, é uma das oportunidades de formação gratuita, democrática e de qualidade que se apresenta à classe trabalhadora como forma de qualificação profissional na perspectiva de formação omnilateral, politécnica, integradora e cidadã. Para que esta proposta de ensino emancipador se concretize, se faz necessário que o Projeto Político-pedagógico do Curso (PPC) se mantenha atualizado com as necessidades dos estudantes e alinhado ao mercado da construção civil. Cabe assim a análise da forma com a qual sistemas construtivos alternativos, em especial o Light Steel Frame (LSF) são abordados no curso técnico em edificações oferecido pelo campus Jaguarão do IFSUL através da análise da documentação do curso como diagnóstico deste processo de implementação de novas tecnologias e, por meio de oficina teórico-prática mediada, colher contribuições dos profissionais da construção para o desenvolvimento de ferramentas para a introdução de novas tecnologias a um maior número de trabalhadores. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 20,2MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | ProfEPT | - |
Palavras-chave: dc.subject | Light Steel Frame | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construção Civil | - |
Palavras-chave: dc.subject | educação profissional | - |
Título: dc.title | Light Steel Frame - Conhecendo o sistema construtivo a seco. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado ProfEPT | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional.pdf | 19,73 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601195/2/Produto educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons