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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Unicamp | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Denize | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-21T23:57:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-21T23:57:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | file:///C:/Users/Aluno/Desktop/Silva_DenizeCarolinaAuricchioA._M.pdf | - |
identificador: dc.identifier.other | file:///C:/Users/Aluno/Desktop/Silva_DenizeCarolinaAuricchioA._M.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601188 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação, no âmbito da construção do ensino técnico no Brasil, estuda a realidade atual da instituição Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), do Estado de São Paulo e especificamente aborda a disciplina de História dentro dos cursos de Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM). O ETIM trabalha com a integração de duas áreas (ensino básico e técnico) que podem dialogar no sentido de formar um aluno preparado para o trabalho e ao mesmo tempo um cidadão com a possibilidade de prosseguir seus estudos e atuar conscientemente na sociedade. A discussão é constituída através de revisão bibliográfica, consulta a legislações e dados do Censo Escolar e da própria instituição obtidos no Banco de Dados, Sistema Acadêmico e em documentos como o Plano de Curso. Refletir o lugar do ensino técnico no país para e com os alunos é imprescindível num momento em que reformas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular são impostas. O ensino profissional é alvo de reformulações constantes: de assistencialista para os menos afortunados passa a se tornar uma solução para a demanda exigida pelo mercado crescente e desejo de desenvolvimento do Brasil. A dissertação também aborda o conceito de dissociação da aprendizagem por classe social e a oportunidade de uma formação integrada, a cultura escolar e a sua relação com a juventude e por fim, o tema trabalho e a necessária contribuição das humanidades na formação do estudante de modo a contribuir para uma educação mais crítica dos jovens, para que estes possam refletir sobre as relações sócio históricas em que estão inseridos, numa tentativa de tornar o conteúdo significativo para os alunos e contextualizar a atuação do educando na sua realidade. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Título: dc.title | APRENDER HISTÓRIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Silva_DenizeCarolinaAuricchioA._M.pdf | Dissertação de Mestrado | 4,53 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601188/2/Silva_DenizeCarolinaAuricchioA._M.pdfDownload |
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