ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DA DITADURA MILITAR NO BRASIL NOS LIVROS DIDÁTICOS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Maringápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, SANDRA GORETE GOMES DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-21T23:43:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-21T23:43:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-11-
identificador: dc.identifier.otherSANDRAGORETEGOMESDEOLIVEIRAPROFHISTORIAUEMpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601187-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho, apresentado como dissertação de mestrado para o ProfHistória, tem como objetivo analisar como os livros didáticos abordam o tema da Ditadura Militar no Brasil, pontuando questões como o golpe, o aparelho repressivo, a resistência à ditadura, além do processo de abertura, que culminou na anistia e na transição para a democracia. Para isto, utilizamos como suporte de análise, dois livros didáticos (BOULOS, 2018; VAINFAS et al., 2016) que são utilizados no Colégio Estadual do Campo José de Anchieta, localizado no distrito de Graciosa, cidade de Paranavaí/PR. Os livros escolhidos são parte integrante do material didático do último ano do Ensino Fundamental (EF) e do Ensino Médio (EM). Como método de análise, realizamos uma abordagem comparativa entre os conteúdos dos dois livros e a produção historiográfica sobre o tema. Para ampliar nossa discussão, revisitamos aspectos importantes do LDH, sua relação com os professores e alunos, pois é um material importante para o ensino da história nas escolas. E como pode contribuir no desenvolvimento da consciência histórica nos estudantes. Dessa forma procuramos entender o papel do LDH como disseminador de discursos que ressalta ou omite determinadas visões do tema. Por isso, a importância de refletirmos sobre sua composição e linguagem. Realizamos uma abordagem em que contribuímos para o aperfeiçoamento do pensamento crítico e questionador dos estudantes em relação a memória sobre o tema, ressaltar a necessidade de promovermos a educação para os direitos humanos. Fizemos isso através de uma sequência didática, que problematiza o ensino do período da ditadura militar brasileira, para que os alunos possam compreender e refletir sobre os desafios atuais que tratam de governos autoritários.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.773 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDitadura Militarpt_BR
Título: dc.titleANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DA DITADURA MILITAR NO BRASIL NOS LIVROS DIDÁTICOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePorfHistóriapt_BR
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