Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Euna Sousa Araújo, SANTOS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FREITAS, Rony Cláudio de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-21T19:38:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-21T19:38:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | MECM_PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_EDUCIMAT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601185 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Trabalhar com a formação de professores é atuar em um campo onde você se transforma e presencia a formação do outro. Um conjunto de pessoas em interação se modificam e consequentemente transformam suas práticas profissionais e como seres humanos. Com as experiências adquiridas enquanto especialista percebi que o ensino da Matemática é um campo de ação de Pedagogos e licenciados em Matemática, uma vez que ambos se dedicam a essa ação. Quando trabalhamos especificamente o campo Grandezas e Medidas, procuramos o conhecimento científico relacionado ao campo de estudo para então compartilhar como um conhecimento escolar. Essa transição tem me incomodado ao perceber que os professores apresentam necessidades específicas relacionadas à unidade temática Grandezas e Medidas. Inclusive, ao pensar a prática docente, percebemos a necessidade da inserção da tecnologia às nossas práticas, com vistas a contemplar a aprendizagem e o interesse por parte do aluno e dos envolvidos no processo. O material que apresentamos é um produto educacional vinculado à pesquisa intitulada “Uma proposta de formação com professores que ensinam Matemática: uma discussão de conceitos do campo Grandezas e Medidas com o uso do software Hagáquê”, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo. A pesquisa foi pensada a partir de uma problemática: que ressignificações do conceito de Grandezas e Medidas professores produzem em uma formação continuada com o uso de tecnologias digitais? As ações descritas nesse material estão integradas às ações do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do Espírito Santo (GEPEM-ES) e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Espírito Santo (SBEM-ES). Por meio dessas ações, buscamos contribuir para a formação de professores que ensinam matemática. As experiências descritas nesse material ocorreram entre outubro e novembro de 2019 no Laboratório de Informática do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (CEFOR), na Sala de aula Virtual (Google Classroom) e nas salas de aulas às quais os professores cursistas estavam vinculados como professores da Educação Básica, em efetivo exercício, no período em que ocorreu o curso. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,45 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada, Tecnologias Digitais, Grandezas e Medidas | pt_BR |
Título: dc.title | UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA COM O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ: (RE) CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DO CAMPO GRANDEZAS E MEDIDAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons