UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA COM O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ: (RE) CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DO CAMPO GRANDEZAS E MEDIDAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorEuna Sousa Araújo, SANTOS-
Autor(es): dc.contributor.authorFREITAS, Rony Cláudio de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-21T19:38:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-21T19:38:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-24-
identificador: dc.identifier.otherMECM_PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_EDUCIMATpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601185-
Resumo: dc.description.abstractTrabalhar com a formação de professores é atuar em um campo onde você se transforma e presencia a formação do outro. Um conjunto de pessoas em interação se modificam e consequentemente transformam suas práticas profissionais e como seres humanos. Com as experiências adquiridas enquanto especialista percebi que o ensino da Matemática é um campo de ação de Pedagogos e licenciados em Matemática, uma vez que ambos se dedicam a essa ação. Quando trabalhamos especificamente o campo Grandezas e Medidas, procuramos o conhecimento científico relacionado ao campo de estudo para então compartilhar como um conhecimento escolar. Essa transição tem me incomodado ao perceber que os professores apresentam necessidades específicas relacionadas à unidade temática Grandezas e Medidas. Inclusive, ao pensar a prática docente, percebemos a necessidade da inserção da tecnologia às nossas práticas, com vistas a contemplar a aprendizagem e o interesse por parte do aluno e dos envolvidos no processo. O material que apresentamos é um produto educacional vinculado à pesquisa intitulada “Uma proposta de formação com professores que ensinam Matemática: uma discussão de conceitos do campo Grandezas e Medidas com o uso do software Hagáquê”, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo. A pesquisa foi pensada a partir de uma problemática: que ressignificações do conceito de Grandezas e Medidas professores produzem em uma formação continuada com o uso de tecnologias digitais? As ações descritas nesse material estão integradas às ações do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do Espírito Santo (GEPEM-ES) e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Espírito Santo (SBEM-ES). Por meio dessas ações, buscamos contribuir para a formação de professores que ensinam matemática. As experiências descritas nesse material ocorreram entre outubro e novembro de 2019 no Laboratório de Informática do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (CEFOR), na Sala de aula Virtual (Google Classroom) e nas salas de aulas às quais os professores cursistas estavam vinculados como professores da Educação Básica, em efetivo exercício, no período em que ocorreu o curso.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,45 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuada, Tecnologias Digitais, Grandezas e Medidaspt_BR
Título: dc.titleUMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA COM O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ: (RE) CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DO CAMPO GRANDEZAS E MEDIDASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICASpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons