RELATÓRIO DO XXXIII SEMINÁRIO INTEGRADOR DAS LICENCIATURAS DO IFPA CAMPUS BELÉM Os desafios e possibilidades da formação docente no contexto do ensino remoto emergencial

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA campus Belémpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorROCHA, Helena do Socorro Campos da-
Autor(es): dc.contributor.authorCAVALCANTI, Natália Conceição Silva Barros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-21T00:17:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-21T00:17:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-
identificador: dc.identifier.otherRELATÓRIO GERAL XXX SILpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601179-
Resumo: dc.description.abstractO XXXIII Seminário Integrador das Licenciaturas do IFPA campus Belém é um evento semestral com a característica de evidenciar as produções das Licenciaturas ofertadas no campus Belém. O tema dessa versão foi “Os desafios e possibilidades da formação docente no contexto do Ensino Remoto Emergencial”. O objetivo central consistiu em visibilizar as produções e práticas realizadas por docentes e discentes na Formação de Professores no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE). O evento teve um formato assíncrono que ocorreu nos dias 28, 29 e 30 de junho com visitação no canal do Youtube do Campus Belém e o formato síncrono aconteceu no dia 01 de julho das 8h às 20h. Na parte da manhã, aconteceu a mesa de abertura, a conferência de abertura e duas mesas redondas com a temática “relatos de experiência exitosas e não exitosas no ERE” com a participação de docentes e discentes. Na parte da tarde, em salas no Google Meet, tivemos debates dos trabalhos submetidos nas 5 sessões temáticas: metodologias ativas, ferramentas didáticas, recursos didáticos, práticas educativas e inovação educacional. No período noturno, foram ofertadas 5 oficinas, também em salas do Google Meet, que ocorrem simultaneamente. Nessa direção, o evento se propôs a construir um espaço em que formadores de professores e professores em construção tivessem a possibilidade de falar sobre suas experiências, em que questionamentos amplos foram feitos, em que possibilidades de trocas foram criadas ao expor suas experiências. Esse foi o espaço para discussão dos movimentos colaborativos e formativos das ações e formas de atuação nesse contexto de ERE, com a Formação de Professores na/durante a pandemia e nos fez repensar o papel da escola no século XXI. Entendemos, conforme Vogel (2020) que, embora a transição para o ensino e a aprendizagem remota tenham acontecido bruscamente, o evento se constituiu em um momento para parar e pensar nas prioridades e nos objetivos principais dos processos formativos, do constituir-se professor e nos ajudarão a nos mantermos saudáveis e a usar esse tempo de maneiras satisfatórias e significativas. Dessa forma, apresentamos o Relatório Conclusivo do evento para subsidiar as futuras comissões e auxiliar a gestão na oferta de novas versões bem mais planejadas e eficientes em termos de participação de discentes, docentes e coordenações dos oito cursos de Licenciaturas ofertados pelo IFPA campus Belém. Referências VOGEL, Sara. Questões Centrais para a Formação de Professor na/durante a pandemia. In: LIBERALI, Fernanda Coelho; FUGA, Valdite Pereira; DIEGUES, Ulysses Camargo Corrêa; CARVALHO, Márcia Pereira de (orgs.). Educação em tempos de pandemia: brincando com um mundo possível 1. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020. pp. 26-28.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,41 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectRelatório Geralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLicenciaturaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSeminário Integradorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Remotopt_BR
Título: dc.titleRELATÓRIO DO XXXIII SEMINÁRIO INTEGRADOR DAS LICENCIATURAS DO IFPA CAMPUS BELÉM Os desafios e possibilidades da formação docente no contexto do ensino remoto emergencialpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciaturaspt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons