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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | ALMEIDA, CÁSSIA CRISTIANE LOPES DE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-20T20:18:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-20T20:18:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-18 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601178 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Na Educação Infantil os discursos binários de gênero e heteronormativos são frequentes. Trago nesta pesquisa cenas e discursos de gênero e heteronormatividade que se articulam com os referenciais teóricos sobre gênero e heteronormatividade na educação. A perspectiva metodológica é qualitativa e partiu das memórias de professora-pesquisadora e também de entrevistas semiestruturadas realizadas com profissionais da educação, tendo como objetivo compreender se e quando o gênero e a heteronormatividade estão presentes na atuação de professoras, auxiliares de educação, gestoras/es e funcionárias/os na Educação Infantil. Observou-se que estas pessoas estão reproduzindo em suas práticas pedagógicas e/ou em seus discursos os binarismos de gênero e heteronormativos de controle dos corpos infantis, determinando o que é permitido e proibido a meninos e meninas em função do sexo biológico, das concepções religiosas cristãs e do que foi aprendido histórica e culturalmente. Alguns avanços foram presenciados no decorrer da pesquisa, mas a cor rosa e azul ainda é determinante em brinquedos, pertences e atividades das crianças, expressando ainda o binarismo de gênero. Constatou-se que as professoras que abraçaram a mudança de suas práticas pedagógicas foram em busca de formação continuada e, a partir disso, iniciaram o processo de desconstrução pessoal e, consequentemente, a mudança de práticas pedagógicas que, até então, eram binárias e heteronormativas. Conclui-se com a necessidade de fomento para formação continuada de docentes em gênero e sexualidade e de novas pesquisas que explorem estas questões de um ponto de vista interseccional na Educação Infantil. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | GÊNERO SEXUAL | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | HETERONORMATIVIDADE | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |
| Título: dc.title | Cenas e discursos heteronormativos e de gênero na educação infantil (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
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