O ENSINO DA GUERRA DO PARAGUAI ATRAVÉS DAS IMAGENS: UMA PROPOSTA PARA O USO DA FOTOGRAFIA E DA PINTURA COMO FONTE DE ENSINO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDockhorn, Vera Lucia Nowotny-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-20T14:44:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-20T14:44:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-20-
identificador: dc.identifier.otherVera Lúcia Nowotny Dockhorn - Dissertação - ProfHistória UFMTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601172-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem por finalidade contribuir para o ensino da Guerra do Paraguai levando para o contexto das aulas de história, da educação básica, resultados de investigações históricas atuais a respeito do tema. Analisamos que a historiografia da Guerra tem avançado nos últimos anos e, com base na investigação documental e no rigor metodológico do oficio de historiador, tem trazido à tona novos objetos e sujeitos pouco lembrados do conflito. Nesse sentido, elaboramos um material paradidático, destinado aos professores de História do Ensino Médio. O objetivo é apresentar um recurso para trabalhar distintos temas, com ênfase nos sujeitos e no cotidiano da Guerra, tanto na perspectiva brasileira quanto paraguaia, utilizando como principal fonte de ensino as imagens produzidas no contexto da Guerra ou num momento imediatamente posterior. Para atingir tal finalidade a nossa pesquisa perpassou por um levantamento bibliográfico, considerando historiadores do Brasil e estrangeiros. A partir desse, desenvolvemos várias etapas: no primeiro capítulo fizemos um balanço historiográfico quanto ao acontecimento da contenda, abordando causas e consequências a partir de uma visão atual; na segunda seção procedemos com a apresentação dos três momentos distintos da historiografia brasileira da história da Guerra; no terceiro capítulo discorremos sobre o acontecimento do conflito da província de Mato Grosso; no quarto tópico fizemos uma análise do conteúdo da Guerra do Paraguai nos manuais didáticos utilizados no município de Lucas do Rio Verde; na quinta seção apresentamos uma discussão a respeito dos distintos sujeitos que estiveram e lutaram nos campos de batalha: as mulheres, as crianças, nos negros e pardos e os Voluntários da Pátria, e neste ensejo aproveitamos para tratar de aspectos do cotidiano e das adversidades vividas pelos soldados. Por último, no item Apêndice, encontra-se o livro paradidático intitulado Temas para o ensino da Guerra do Paraguai: Sujeitos, Cotidiano e Mato Grosso, apresentando sete propostas de aula-oficinas, com o uso de imagens e fontes escritas, para o ensino da Guerra do Paraguai, sendo elas: 1. As mulheres na Guerra do Paraguai; 2. As crianças na Guerra do Paraguai; 3. Negros e libertos lutando na Guerra do Paraguai; 4. Voluntários da Pátria na Guerra do Paraguai; 5. As adversidades nos campos de batalha; 6. O cotidiano na Guerra do Paraguai; 7. A Guerra do Paraguai na província do Mato Grosso.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,46mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGuerra do Paraguaipt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterial Paradidáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectImagenspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAula-oficinapt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DA GUERRA DO PARAGUAI ATRAVÉS DAS IMAGENS: UMA PROPOSTA PARA O USO DA FOTOGRAFIA E DA PINTURA COMO FONTE DE ENSINOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons