Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Dockhorn, Vera Lucia Nowotny | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-20T14:44:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-20T14:44:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Vera Lúcia Nowotny Dockhorn - Dissertação - ProfHistória UFMT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601172 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por finalidade contribuir para o ensino da Guerra do Paraguai levando para o contexto das aulas de história, da educação básica, resultados de investigações históricas atuais a respeito do tema. Analisamos que a historiografia da Guerra tem avançado nos últimos anos e, com base na investigação documental e no rigor metodológico do oficio de historiador, tem trazido à tona novos objetos e sujeitos pouco lembrados do conflito. Nesse sentido, elaboramos um material paradidático, destinado aos professores de História do Ensino Médio. O objetivo é apresentar um recurso para trabalhar distintos temas, com ênfase nos sujeitos e no cotidiano da Guerra, tanto na perspectiva brasileira quanto paraguaia, utilizando como principal fonte de ensino as imagens produzidas no contexto da Guerra ou num momento imediatamente posterior. Para atingir tal finalidade a nossa pesquisa perpassou por um levantamento bibliográfico, considerando historiadores do Brasil e estrangeiros. A partir desse, desenvolvemos várias etapas: no primeiro capítulo fizemos um balanço historiográfico quanto ao acontecimento da contenda, abordando causas e consequências a partir de uma visão atual; na segunda seção procedemos com a apresentação dos três momentos distintos da historiografia brasileira da história da Guerra; no terceiro capítulo discorremos sobre o acontecimento do conflito da província de Mato Grosso; no quarto tópico fizemos uma análise do conteúdo da Guerra do Paraguai nos manuais didáticos utilizados no município de Lucas do Rio Verde; na quinta seção apresentamos uma discussão a respeito dos distintos sujeitos que estiveram e lutaram nos campos de batalha: as mulheres, as crianças, nos negros e pardos e os Voluntários da Pátria, e neste ensejo aproveitamos para tratar de aspectos do cotidiano e das adversidades vividas pelos soldados. Por último, no item Apêndice, encontra-se o livro paradidático intitulado Temas para o ensino da Guerra do Paraguai: Sujeitos, Cotidiano e Mato Grosso, apresentando sete propostas de aula-oficinas, com o uso de imagens e fontes escritas, para o ensino da Guerra do Paraguai, sendo elas: 1. As mulheres na Guerra do Paraguai; 2. As crianças na Guerra do Paraguai; 3. Negros e libertos lutando na Guerra do Paraguai; 4. Voluntários da Pátria na Guerra do Paraguai; 5. As adversidades nos campos de batalha; 6. O cotidiano na Guerra do Paraguai; 7. A Guerra do Paraguai na província do Mato Grosso. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,46mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Guerra do Paraguai | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Material Paradidático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Imagens | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aula-oficina | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DA GUERRA DO PARAGUAI ATRAVÉS DAS IMAGENS: UMA PROPOSTA PARA O USO DA FOTOGRAFIA E DA PINTURA COMO FONTE DE ENSINO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons