Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Antonello, Roberta Siqueira de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-20T14:40:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-20T14:40:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Roberta Siqueira de Souza Antonello - Dissertação - ProfHistória UFMT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601170 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação buscou inserir a história local como um campo de pesquisa tendo como contexto de estudo o município de Guarantã do Norte-MT, localizado a 725 Km de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso, cuja história teve início na década de 1970 com a abertura da BR 163, Cuiabá-Santarém. Apresenta como problemática a falta de material didático para se trabalhar com a história local/Regional no ensino fundamental. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo estudar a história deste município ressaltando a participação de alguns sujeitos como os indígenas e as mulheres invisibilizados nas narrativas existentes e, como resultado o desenvolvimento de um livro paradidático em formato de oficinas para ser utilizado por professores(as) com seus estudantes dos anos finais do ensino fundamental e tem como referencial a concepção de aula-oficina desenvolvida por Isabel Barca. O paradidático contemplará ainda oficinas com a parte da história e patrimônio deste município que contará com a metodologia da Educação Patrimonial. Então, o estudo compreendeu a revisão da literatura realizada com intuito de fundamentação teórica, análise documental, jornais e revistas, bem como a problematização da produção historiográfica local para levantamento de dados sobre o município. Dessa forma, as atividades foram propostas de acordo com documentos e fontes variadas a fim de estimular a ação-reflexão dos estudantes, favorecendo a participação deles no processo histórico, contribuindo assim com a formação de uma consciência histórica nos/as estudantes tornando-os sujeitos históricos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 20,62mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Guarantã do Norte-MT | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aula-Oficina | pt_BR |
Título: dc.title | A HISTÓRIA LOCAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM HISTÓRICA: O CASO DO MUNICÍPIO DE GUARANTÃ DO NORTE- MT | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons