A HISTÓRIA LOCAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM HISTÓRICA: O CASO DO MUNICÍPIO DE GUARANTÃ DO NORTE- MT

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAntonello, Roberta Siqueira de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-20T14:40:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-20T14:40:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-20-
identificador: dc.identifier.otherRoberta Siqueira de Souza Antonello - Dissertação - ProfHistória UFMTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601170-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação buscou inserir a história local como um campo de pesquisa tendo como contexto de estudo o município de Guarantã do Norte-MT, localizado a 725 Km de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso, cuja história teve início na década de 1970 com a abertura da BR 163, Cuiabá-Santarém. Apresenta como problemática a falta de material didático para se trabalhar com a história local/Regional no ensino fundamental. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo estudar a história deste município ressaltando a participação de alguns sujeitos como os indígenas e as mulheres invisibilizados nas narrativas existentes e, como resultado o desenvolvimento de um livro paradidático em formato de oficinas para ser utilizado por professores(as) com seus estudantes dos anos finais do ensino fundamental e tem como referencial a concepção de aula-oficina desenvolvida por Isabel Barca. O paradidático contemplará ainda oficinas com a parte da história e patrimônio deste município que contará com a metodologia da Educação Patrimonial. Então, o estudo compreendeu a revisão da literatura realizada com intuito de fundamentação teórica, análise documental, jornais e revistas, bem como a problematização da produção historiográfica local para levantamento de dados sobre o município. Dessa forma, as atividades foram propostas de acordo com documentos e fontes variadas a fim de estimular a ação-reflexão dos estudantes, favorecendo a participação deles no processo histórico, contribuindo assim com a formação de uma consciência histórica nos/as estudantes tornando-os sujeitos históricos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent20,62mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGuarantã do Norte-MTpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAula-Oficinapt_BR
Título: dc.titleA HISTÓRIA LOCAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM HISTÓRICA: O CASO DO MUNICÍPIO DE GUARANTÃ DO NORTE- MTpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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