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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Antonello, Roberta Siqueira de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-20T14:40:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-20T14:40:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Roberta Siqueira de Souza Antonello - Dissertação - ProfHistória UFMT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601170 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação buscou inserir a história local como um campo de pesquisa tendo como contexto de estudo o município de Guarantã do Norte-MT, localizado a 725 Km de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso, cuja história teve início na década de 1970 com a abertura da BR 163, Cuiabá-Santarém. Apresenta como problemática a falta de material didático para se trabalhar com a história local/Regional no ensino fundamental. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo estudar a história deste município ressaltando a participação de alguns sujeitos como os indígenas e as mulheres invisibilizados nas narrativas existentes e, como resultado o desenvolvimento de um livro paradidático em formato de oficinas para ser utilizado por professores(as) com seus estudantes dos anos finais do ensino fundamental e tem como referencial a concepção de aula-oficina desenvolvida por Isabel Barca. O paradidático contemplará ainda oficinas com a parte da história e patrimônio deste município que contará com a metodologia da Educação Patrimonial. Então, o estudo compreendeu a revisão da literatura realizada com intuito de fundamentação teórica, análise documental, jornais e revistas, bem como a problematização da produção historiográfica local para levantamento de dados sobre o município. Dessa forma, as atividades foram propostas de acordo com documentos e fontes variadas a fim de estimular a ação-reflexão dos estudantes, favorecendo a participação deles no processo histórico, contribuindo assim com a formação de uma consciência histórica nos/as estudantes tornando-os sujeitos históricos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 20,62mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Guarantã do Norte-MT | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aula-Oficina | pt_BR |
Título: dc.title | A HISTÓRIA LOCAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM HISTÓRICA: O CASO DO MUNICÍPIO DE GUARANTÃ DO NORTE- MT | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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