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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Siqueira, Pryscila Aparecida Moreira Salgado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-20T14:32:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-20T14:32:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Priscyla Aparecida Moreira Salgado Siqueira - Dissertação - ProfHistória UFMT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601169 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo analisar a história e a cultura africana e afro-brasileira com uso do livro didático. Para tal, será analisado o livro didático do 8º ano do Ensino Fundamental da coleção Historiar, do autor Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues do PNLD 2017 - 2019, 2º edição da editora Saraiva editora, escolhido pela Escola Estadual Djalma Ferreira de Souza (2017- 2019). A definição do livro didático como propulsor da pesquisa se dá por sua utilização pelos profissionais de História como fonte histórica e recurso didático na sala de aula. A partir da análise do livro didático, pode-se investigar as lacunas, os silenciamentos, os estereótipos, as imagens e os textos apresentados sobre os grupos culturais africanos e afro brasileiros. Teoricamente a pesquisa se embasa pelos estudos de Kabenguele Munanga (2005), Nilma Lino Gomes (2012) e Angela Davis (2013), sobre as questões relacionadas a africanidade. Sobre as aulas oficinas utiliza-se as abordagens de Isabel Barca e Jörn Rüsen, além do embasamento da Lei 10.639/2003 com as Diretrizes Curriculares Étnico Racial. Sobre o livro didático embasamos nas pesquisas de Alain Choppin e Sonia Regina Miranda e Tania Regina Luca. E propor aulas oficinas com temas históricos relacionados a história e cultura africana e afro-brasileira que estejam em consonância com as Orientações Curriculares de Mato Grosso que possam contribuir com a aprendizagem histórica dos estudantes e na efetivação da Lei 10.639/03, trazendo uma visão positivada da população afro. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,69mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura africana e afro-brasileira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aulas Oficinas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Africanidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lei. 10639/03 | pt_BR |
Título: dc.title | A HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA (LEI 10639/03) EM MATO GROSSO: AULAS OFICINAS E DIDÁTICA DA HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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