A HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA (LEI 10639/03) EM MATO GROSSO: AULAS OFICINAS E DIDÁTICA DA HISTÓRIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSiqueira, Pryscila Aparecida Moreira Salgado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-20T14:32:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-20T14:32:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-20-
identificador: dc.identifier.otherPriscyla Aparecida Moreira Salgado Siqueira - Dissertação - ProfHistória UFMTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601169-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar a história e a cultura africana e afro-brasileira com uso do livro didático. Para tal, será analisado o livro didático do 8º ano do Ensino Fundamental da coleção Historiar, do autor Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues do PNLD 2017 - 2019, 2º edição da editora Saraiva editora, escolhido pela Escola Estadual Djalma Ferreira de Souza (2017- 2019). A definição do livro didático como propulsor da pesquisa se dá por sua utilização pelos profissionais de História como fonte histórica e recurso didático na sala de aula. A partir da análise do livro didático, pode-se investigar as lacunas, os silenciamentos, os estereótipos, as imagens e os textos apresentados sobre os grupos culturais africanos e afro brasileiros. Teoricamente a pesquisa se embasa pelos estudos de Kabenguele Munanga (2005), Nilma Lino Gomes (2012) e Angela Davis (2013), sobre as questões relacionadas a africanidade. Sobre as aulas oficinas utiliza-se as abordagens de Isabel Barca e Jörn Rüsen, além do embasamento da Lei 10.639/2003 com as Diretrizes Curriculares Étnico Racial. Sobre o livro didático embasamos nas pesquisas de Alain Choppin e Sonia Regina Miranda e Tania Regina Luca. E propor aulas oficinas com temas históricos relacionados a história e cultura africana e afro-brasileira que estejam em consonância com as Orientações Curriculares de Mato Grosso que possam contribuir com a aprendizagem histórica dos estudantes e na efetivação da Lei 10.639/03, trazendo uma visão positivada da população afro.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,69mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura africana e afro-brasileirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAulas Oficinaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAfricanidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectLei. 10639/03pt_BR
Título: dc.titleA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA (LEI 10639/03) EM MATO GROSSO: AULAS OFICINAS E DIDÁTICA DA HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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