JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MATO GROSSO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grosso-
Autor(es): dc.contributor.authorMiranda, José Ricardo Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-20T14:04:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-20T14:04:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-20-
identificador: dc.identifier.otherJosé Ricardo Costa Miranda - Dissertação - ProfHistória UFMT-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601167-
Resumo: dc.description.abstractOs Jogos Digitais podem vir a ser um importante recurso metodológico para o ensino da História, possibilitando novas formas de ensinar, uma vez que os jogos digitais são recursos potencializadores das novas formas de aprender de crianças e jovens da nossa atualidade, oportunizando uma inserção dos estudantes a um aprendizado significativo. É partindo desse argumento, que, este trabalho tendo como escopo investigar o uso dos Jogos Digitais como recurso pedagógico para ensino de História, e sugerir um tutorial para sua utilização como recurso nas aulas de História. A pesquisa foi realizada através do levantamento bibliográfico onde pudemos estabelecer um embasamento teórico sobre conceitos como ensino de história, jogo, educação, jogos digitais, juventude e aprendizado. Do ponto de vista metodológico, utilizamos as abordagens da Educação Gameficada, e a Educação Histórica bem como das Diretrizes Curriculares Nacionais, Parâmetros Curriculares Nacionais, Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso e ensino de História. Os estágios da pesquisa envolveram além da referida pesquisa e levantamento bibliográfico, baseou-se também nas ações de campo onde através de quatro encontros pudemos utilizar o Jogo Digital Company of Heroes 2 nas aulas de História, junto aos estudantes de duas turmas do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Cuiabá/MT. Dá aplicação desta metodologia gerou-se a criação de um diário de bordo, assim como dados qualitativos que contribuiram para construção de um “Roteiro”(tutorial) onde propomos para uso dos Jogos Digitais, como recurso pedagógico para o Ensino de História do Ensino Médio, e também do Ensino Fundamental nos anos finais com os temas baseados nos conteúdos abordados pelos professores das instituições de ensino público e particulares.-
Tamanho: dc.format.extent3,24mb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História-
Palavras-chave: dc.subjectJogos Digitais-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagens-
Título: dc.titleJOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MATO GROSSO-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação-
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