“A HISTÓRIA NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: O USO DA GRAPHIC NOVEL MAUS NA APRENDIZAGEM HISTÓRICA”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Jhuan Cláudio de Matos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-20T14:00:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-20T14:00:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-20-
identificador: dc.identifier.otherJhuan Claudio Matos de Oliveira - Dissertação - ProfHistória UFMTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601165-
Resumo: dc.description.abstractO processo de aprendizagem histórica tem sido o foco de pesquisadores por contemplar as mudanças trazidas com a profusão cultural do século XXI. Com o advento da Era Google defendida por Carlos Ginzburg e da cultura de massa de Umberto Eco, é perceptivel o constante crescimento do consumo de multimídias por jovens estudantes. Nesse sentido, essa dissertação analisa os caminhos para o uso da graphic novel produzida por Art Spiegelman, Maus: A história de um sobrevivente , no processo de aprendizagem histórica por meios de narrativas gráficas presentes nas histórias em quadrinhos. Nesta dissertação, também se estabelece as especificidades textuais e estéticas presentes nas histórias em quadrinhos, explícita seu espaço enquanto fonte para a História assim como sua contribuição para a aprendizagem histórica. Consequentemente, a teoria da consciência histórica de Rüsen, articulada com o campo de investigação da Educação Histórica, auxiliado pelo conceito de empatia histórica fornecerem o aparato teórico-metodológico necessário para a elaboração de uma proposta de intervenção didática no formato de uma aula oficina para os anos finais do ensino fundamental II.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,315mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLinguagens e Narrativas Históricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEmpatia Históricapt_BR
Título: dc.title“A HISTÓRIA NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: O USO DA GRAPHIC NOVEL MAUS NA APRENDIZAGEM HISTÓRICA”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons