Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Jhuan Cláudio de Matos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-20T14:00:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-20T14:00:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Jhuan Claudio Matos de Oliveira - Dissertação - ProfHistória UFMT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601165 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O processo de aprendizagem histórica tem sido o foco de pesquisadores por contemplar as mudanças trazidas com a profusão cultural do século XXI. Com o advento da Era Google defendida por Carlos Ginzburg e da cultura de massa de Umberto Eco, é perceptivel o constante crescimento do consumo de multimídias por jovens estudantes. Nesse sentido, essa dissertação analisa os caminhos para o uso da graphic novel produzida por Art Spiegelman, Maus: A história de um sobrevivente , no processo de aprendizagem histórica por meios de narrativas gráficas presentes nas histórias em quadrinhos. Nesta dissertação, também se estabelece as especificidades textuais e estéticas presentes nas histórias em quadrinhos, explícita seu espaço enquanto fonte para a História assim como sua contribuição para a aprendizagem histórica. Consequentemente, a teoria da consciência histórica de Rüsen, articulada com o campo de investigação da Educação Histórica, auxiliado pelo conceito de empatia histórica fornecerem o aparato teórico-metodológico necessário para a elaboração de uma proposta de intervenção didática no formato de uma aula oficina para os anos finais do ensino fundamental II. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,315mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagens e Narrativas Históricas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Empatia Histórica | pt_BR |
Título: dc.title | “A HISTÓRIA NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: O USO DA GRAPHIC NOVEL MAUS NA APRENDIZAGEM HISTÓRICA” | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons