BIOGRAFIA NO ENSINO DE HISTÓRIA: TRAJETÓRIA DE MAHOMMAH GARDO BAQUAQUA NO ESTUDO DA DIÁSPORA AFRICANA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Edneia Xavier de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-20T13:31:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-20T13:31:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-20-
identificador: dc.identifier.otherEdneia Xavier de Lima - Dissertação - ProfHistória UFMT.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601161-
Resumo: dc.description.abstractA formação histórica da atual população brasileira se deu principalmente por meio de um longo processo de interação entre povos da América, Europa e África, marcadas por constantes relações de conflitos e interesses. Grande parte dos povos da África, por exemplo, foram trazidos principalmente para a América em um longo movimento diaspórico, cujos deslocamentos massivos e forçados pelo oceano Atlântico atendia ao lucrativo comércio de escravos. As trajetórias individuais sobre as pessoas trazidas e escravizadas são pouco ou nada conhecidas e estudadas no ambiente escolar, predominando abordagens genéricas e, por vezes, de uma existência passiva. Nesse sentido, como é possível evidenciar os protagonismos? Nas últimas décadas, muitos historiadores têm investido no gênero biográfico enquanto fonte para produção historiográfica, por tratar das particularidades e especialmente por resgatar as histórias de vida das pessoas comuns e pouco visibilizadas. Com perspectiva renovada, a biografia enriquece os olhares e a compreensão sobre diferentes sociedades e tempos, pois considera as singularidades do cotidiano e o protagonismo das pessoas. A presente pesquisa objetiva apresentar uma metodologia alternativa para o uso dessa fonte biográfica em aulas de história com estudantes do ensino médio, contemplando o estudo da diáspora africana nas relações atlânticas. Buscou-se nas experiências de Mahommah Gardo Baquaqua uma contribuição para este estudo, personagem que se destacou por deixar uma narrativa de sua vida, publicada nos Estados Unidos em 1854, em que reporta o contexto de sua época, perpassando os diferentes espaços em que atuou. Trazido do ocidente da África, região em que nasceu, abordou aspectos da cultura de seu povo de acordo com sua perspectiva. Na América, mesmo escravizado, atuou além das expectativas impostas, resistindo de diversas maneiras para reafirmar a liberdade que já havia dentro de si. Baquaqua viveu no Brasil, Estados Unidos, Haiti, Canadá e Inglaterra, quase sempre em busca de meios para retornar ao seu povo. Em sua escrita, exibiu suas concepções, anseios, alegrias, conquistas, tristezas e dores, sentimentos pelos quais os estudantes do século XXI também convivem no seu cotidiano, embora seja em outro contexto. A presente pesquisa resultou na construção de uma Sequência Didática que servirá como aporte didático para as abordagens da biografia em aulas de história.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,86mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Diáspora africana. Biografiapt_BR
Título: dc.titleBIOGRAFIA NO ENSINO DE HISTÓRIA: TRAJETÓRIA DE MAHOMMAH GARDO BAQUAQUA NO ESTUDO DA DIÁSPORA AFRICANApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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