AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA COLEÇÃO “HISTÓRIA, SOCIEDADE & CIDADANIA” (PNLD 2017).

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMarchi, Carlos Eduardo de Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-20T13:24:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-20T13:24:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-20-
identificador: dc.identifier.otherCarlos Eduardo de Andrade Marchi - Dissertação - ProfHistória UFMTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601159-
Resumo: dc.description.abstractProcuramos compreender neste trabalho a temática envolvendo a questão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e o Ensino de História. Para isso analisamos a maneira como ocorreu a inserção de sites e blog na Coleção didática “História, Sociedade & Cidadania” de Alfredo Boulos Júnior, 2015, 3ª edição, publicada pela Editora FTD, destinada aos anos finais do Ensino Fundamental e presente no catálogo do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2017. Utilizamos como fonte de pesquisa, o livro identificado como Manual do Professor, dos quatro anos/fases do ensino fundamental II, devido esse apresentar, em um único volume, os componentes direcionados aos estudantes e os materiais de apoio aos docentes. No primeiro capítulo, partimos do referencial teórico/metodológico de historiadores da Nova História como Robert Darnton para problematizar a questão das tecnologias de informação e comunicação e Roger Chartier para a problemática dos livros e de sua leitura ao longo da História. Ainda nessa parte, as pesquisas no campo do ensino de História e as referentes aos materiais didáticos de História tiveram como base principal os trabalhos de Alain Choppin e Circe Bittencourt. No segundo capítulo procuramos apresentar uma caracterização mais detalhada da coleção, analisando alguns de seus aspectos formais e as primeiras páginas dos livros, focamos também na atuação da Editora FTD, produtora do material e de seu autor Alfredo Boulos Júnior no mercado editorial. No terceiro capítulo, efetuamos uma abordagem sobre a maneira como ocorreu a proposição de sites para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem para os estudantes e consulta a novas informações no Manual do Professor impresso. No quarto e último capítulo realizamos uma análise da proposta “Blog da Turma” presente na coleção e ainda apresentamos um tutorial para elaboração e utilização desse instrumento como proposição de um material didático.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,31mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs); Livro Didáticopt_BR
Título: dc.titleAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA COLEÇÃO “HISTÓRIA, SOCIEDADE & CIDADANIA” (PNLD 2017).pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons