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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Marchi, Carlos Eduardo de Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-20T13:24:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-20T13:24:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Carlos Eduardo de Andrade Marchi - Dissertação - ProfHistória UFMT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601159 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Procuramos compreender neste trabalho a temática envolvendo a questão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e o Ensino de História. Para isso analisamos a maneira como ocorreu a inserção de sites e blog na Coleção didática “História, Sociedade & Cidadania” de Alfredo Boulos Júnior, 2015, 3ª edição, publicada pela Editora FTD, destinada aos anos finais do Ensino Fundamental e presente no catálogo do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2017. Utilizamos como fonte de pesquisa, o livro identificado como Manual do Professor, dos quatro anos/fases do ensino fundamental II, devido esse apresentar, em um único volume, os componentes direcionados aos estudantes e os materiais de apoio aos docentes. No primeiro capítulo, partimos do referencial teórico/metodológico de historiadores da Nova História como Robert Darnton para problematizar a questão das tecnologias de informação e comunicação e Roger Chartier para a problemática dos livros e de sua leitura ao longo da História. Ainda nessa parte, as pesquisas no campo do ensino de História e as referentes aos materiais didáticos de História tiveram como base principal os trabalhos de Alain Choppin e Circe Bittencourt. No segundo capítulo procuramos apresentar uma caracterização mais detalhada da coleção, analisando alguns de seus aspectos formais e as primeiras páginas dos livros, focamos também na atuação da Editora FTD, produtora do material e de seu autor Alfredo Boulos Júnior no mercado editorial. No terceiro capítulo, efetuamos uma abordagem sobre a maneira como ocorreu a proposição de sites para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem para os estudantes e consulta a novas informações no Manual do Professor impresso. No quarto e último capítulo realizamos uma análise da proposta “Blog da Turma” presente na coleção e ainda apresentamos um tutorial para elaboração e utilização desse instrumento como proposição de um material didático. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,31mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs); Livro Didático | pt_BR |
Título: dc.title | AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA COLEÇÃO “HISTÓRIA, SOCIEDADE & CIDADANIA” (PNLD 2017). | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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