Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Brito, André Domingos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-20T13:21:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-20T13:21:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | André Domingos de Brito - Dissertação - ProfHistória UFMT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601158 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo propor uma metodologia para a produção de Histórias em Quadrinhos visando uma aprendizagem histórica significativa para os estudantes do ensino fundamental. Para isso, buscou-se compreender a conceitualização, definição e historicidade das histórias em quadrinhos e sua relação com o ensino e a aprendizagem em história. Também procurou-se apresentar o debate sobre a inserção da aula-oficina de história como proposta construtivista para a aprendizagem histórica; e por fim indicou-se a elaboração de uma aula-oficina de história por meio da construção de histórias em quadrinhos que tenham como critério a mobilização da linguagem desses artefatos culturais e a cultura histórica dos estudantes de ensino fundamental. Esta pesquisa está voltada para os saberes referentes a Educação Histórica, visando atender jovens de escolas públicas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,79mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos – Aprendizagem Histórica – Aula-Oficina | pt_BR |
Título: dc.title | UMA METODOLOGIA PARA A APRENDIZAGEM HISTÓRICA DE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DA PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
André Domingos de Brito - Dissertação - ProfHistória UFMT.pdf | 6,96 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601158/2/André Domingos de Brito - Dissertação - ProfHistória UFMT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons