CONSTRUINDO SABERES E FORMANDO PARA A CIDADANIA POR MEIO DO LÚDICO: OS DIFERENTES USOS DOS JOGOS DE TABULEIRO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorReis, Ana Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-20T13:15:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-20T13:15:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-20-
identificador: dc.identifier.otherAna Paula Reis - Dissertação - ProfHistória UFMTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601157-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma proposta a elaboração de um jogo de tabuleiro para o Ensino de História da África, principalmente a Cultura afro-brasileira e refletindo sobre a sua construção em sala de aula. Pode-se elaborar jogos de tabuleiro com estudantes de 5º Ano do Ensino Fundamental I? Partindo deste questionamento realiza-se discussões teórico-metodológicas acerca da utilização de jogos na educação e no ensino de história, dialogando com as leis 10.639/03 e 11.645/08, na tentativa de elaborar essa proposta cujo conteúdo programático contempla o 5º Ano B do Ensino Fundamental I, turma da escola Municipal 04 de Julho, no Município de Campo Novo do Parecis, partindo para a construção de jogos de tabuleiro. Utilizou-se como metodologia a aula-oficina, onde foi trabalhado o que é o jogo de tabuleiro com os estudantes e quais elementos necessários para construir um, em seguida realizou-se a análise das fontes referentes ao tema e foram elaborados os jogos didáticos com os estudantes do 5º Ano B do Ensino Fundamental I. Após a elaboração do jogo didático os estudantes jogaram o jogo, e posteriormente foi realizada uma roda de conversa para verificar a participação dos estudantes e sua percepção sobre a proposta. Pode-se perceber que os estudantes desenvolveram conhecimentos atitudinais e respeito a cultura afro-brasileira, e que é possível utilizar um jogo de tabuleiro para ensinar História de uma forma que trabalhe alguns conceitos e problematize situações atuais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,79mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História, Jogos Didáticos, Relações Étnico-raciaispt_BR
Título: dc.titleCONSTRUINDO SABERES E FORMANDO PARA A CIDADANIA POR MEIO DO LÚDICO: OS DIFERENTES USOS DOS JOGOS DE TABULEIRO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons