Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Reis, Ana Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-20T13:15:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-20T13:15:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ana Paula Reis - Dissertação - ProfHistória UFMT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601157 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma proposta a elaboração de um jogo de tabuleiro para o Ensino de História da África, principalmente a Cultura afro-brasileira e refletindo sobre a sua construção em sala de aula. Pode-se elaborar jogos de tabuleiro com estudantes de 5º Ano do Ensino Fundamental I? Partindo deste questionamento realiza-se discussões teórico-metodológicas acerca da utilização de jogos na educação e no ensino de história, dialogando com as leis 10.639/03 e 11.645/08, na tentativa de elaborar essa proposta cujo conteúdo programático contempla o 5º Ano B do Ensino Fundamental I, turma da escola Municipal 04 de Julho, no Município de Campo Novo do Parecis, partindo para a construção de jogos de tabuleiro. Utilizou-se como metodologia a aula-oficina, onde foi trabalhado o que é o jogo de tabuleiro com os estudantes e quais elementos necessários para construir um, em seguida realizou-se a análise das fontes referentes ao tema e foram elaborados os jogos didáticos com os estudantes do 5º Ano B do Ensino Fundamental I. Após a elaboração do jogo didático os estudantes jogaram o jogo, e posteriormente foi realizada uma roda de conversa para verificar a participação dos estudantes e sua percepção sobre a proposta. Pode-se perceber que os estudantes desenvolveram conhecimentos atitudinais e respeito a cultura afro-brasileira, e que é possível utilizar um jogo de tabuleiro para ensinar História de uma forma que trabalhe alguns conceitos e problematize situações atuais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,79mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, Jogos Didáticos, Relações Étnico-raciais | pt_BR |
Título: dc.title | CONSTRUINDO SABERES E FORMANDO PARA A CIDADANIA POR MEIO DO LÚDICO: OS DIFERENTES USOS DOS JOGOS DE TABULEIRO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Ana Paula Reis - Dissertação - ProfHistória UFMT.pdf | 3,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601157/2/Ana Paula Reis - Dissertação - ProfHistória UFMT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons