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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Moreira, Adriana Palhana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-20T12:51:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-20T12:51:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Adriana Palhana Moreira - Dissertação - ProfHistória UFMT | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601154 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa de Mestrado, desenvolvida na linha de pesquisa ―Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória‖ no ProfHistória da Universidade Federal de Mato Grosso tem como objetivo, analisar a apresentação dos africanos e afro-brasileiros na coleção didática de História, Sociedade e Cidadania de Alfredo Boulos Junior (PNLD 2017/2018/2019) dialogando através da abordagem de textos e imagens. Como embasamento teórico, utilizamos os autores Circe Bittencourt, que discute o Ensino de História e suas metodologias, e Kazumi Munakata e Choppin que nos trazem uma discussão acerca do Livro Didático (LD). Apresentamos a Lei 10.639/03 que versa sobre a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nas escolas, alterada pela Lei 11.645/08 que torna obrigatório o estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena para contextualizar a necessidade da discussão sobre os africanos e afro-brasileiros. Metodologicamente, são abordados os textos e imagens dos volumes do 7º e 8º ano na Coleção História, Sociedade e Cidadania de Alfredo Boulos Júnior (PNLD 2017/2018/2019) com enfoque na maneira como africanos e afro-brasileiros são abordados nas páginas do livro didático. Problematizando as concepções de Cultura, memória, trabalho e dialogando sobre as possibilidades de superação de estereótipos relacionados aos afro-brasileiros e de que forma são apresentados no Livro didático para os estudantes. Partindo da perspectiva da Educação Histórica temos como proposição a elaboração de aulas-oficinas. Teoricamente nos embasamos nos estudos de Isabel Barca, que diz que a Educação Histórica nasce da preocupação com aprendizagens significativas, em contextos concretos, ligando teoria e prática. Dessa forma, as aulas-oficinas propostas contem imagens e textos que versam sobre a história e cultura africana e afro-brasileira com abordagens que contribuam para a (re)escrita da história desses sujeitos, com intuito de contribuir com o ensino de história. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 3,92MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro Didático; Ensino de História; Cultura Africana e Afro-brasileira | - |
Título: dc.title | IMAGENS E TEXTOS DE AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS: ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA EM MATO GROSSO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Adriana Palhana Moreira - Dissertação - ProfHistória UFMT.pdf | 4,02 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601154/2/Adriana Palhana Moreira - Dissertação - ProfHistória UFMT.pdfDownload |
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