IMAGENS E TEXTOS DE AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS: ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA EM MATO GROSSO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grosso-
Autor(es): dc.contributor.authorMoreira, Adriana Palhana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-20T12:51:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-20T12:51:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-20-
identificador: dc.identifier.otherAdriana Palhana Moreira - Dissertação - ProfHistória UFMT-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601154-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa de Mestrado, desenvolvida na linha de pesquisa ―Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória‖ no ProfHistória da Universidade Federal de Mato Grosso tem como objetivo, analisar a apresentação dos africanos e afro-brasileiros na coleção didática de História, Sociedade e Cidadania de Alfredo Boulos Junior (PNLD 2017/2018/2019) dialogando através da abordagem de textos e imagens. Como embasamento teórico, utilizamos os autores Circe Bittencourt, que discute o Ensino de História e suas metodologias, e Kazumi Munakata e Choppin que nos trazem uma discussão acerca do Livro Didático (LD). Apresentamos a Lei 10.639/03 que versa sobre a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nas escolas, alterada pela Lei 11.645/08 que torna obrigatório o estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena para contextualizar a necessidade da discussão sobre os africanos e afro-brasileiros. Metodologicamente, são abordados os textos e imagens dos volumes do 7º e 8º ano na Coleção História, Sociedade e Cidadania de Alfredo Boulos Júnior (PNLD 2017/2018/2019) com enfoque na maneira como africanos e afro-brasileiros são abordados nas páginas do livro didático. Problematizando as concepções de Cultura, memória, trabalho e dialogando sobre as possibilidades de superação de estereótipos relacionados aos afro-brasileiros e de que forma são apresentados no Livro didático para os estudantes. Partindo da perspectiva da Educação Histórica temos como proposição a elaboração de aulas-oficinas. Teoricamente nos embasamos nos estudos de Isabel Barca, que diz que a Educação Histórica nasce da preocupação com aprendizagens significativas, em contextos concretos, ligando teoria e prática. Dessa forma, as aulas-oficinas propostas contem imagens e textos que versam sobre a história e cultura africana e afro-brasileira com abordagens que contribuam para a (re)escrita da história desses sujeitos, com intuito de contribuir com o ensino de história.-
Tamanho: dc.format.extent3,92MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectLivro Didático; Ensino de História; Cultura Africana e Afro-brasileira-
Título: dc.titleIMAGENS E TEXTOS DE AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS: ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA EM MATO GROSSO-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação-
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