Turismo, sociedade e ambiente 2 (Atena Editora)

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Autor(es): dc.contributor.authorNeves, Christopher Smith Bignardi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-21T13:46:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-21T13:46:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-07-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601149-
Resumo: dc.description.abstractNeste segundo volume de Turismo, Sociedade e Ambiente continuamos a apresentar inquietações e discutir experiências nacionais e internacionais acerca das tendências e avanços de pesquisas em turismo, que englobam gestão, sustentabilidade, viagens, restauração e hotelaria. Neste volume pesquisadores, gestores e profissionais do turismo, apresentam os últimos desenvolvimentos na literatura acadêmica, compartilhando seus conhecimentos com vocês leitores, estudantes e pesquisadores. Quando o primeiro volume foi publicado em 2020, os impactos econômicos e sociais do turismo e da hospitalidade, derivados do período pandêmico preocupavam o setor público e privado. Após milhões de vidas ceifadas mundialmente, a vacinação proporcionou à indústria do turismo um novo recomeço. Esta obra contribuiu para um melhor entendimento do Turismo, da Sociedade e do Ambiente, os autores apresentam o que almejam para o futuro, tanto no setor público (envolvendo a gestão de produtos e destino) e no setor privado (empresas), apresentam novos pensamento, novos modelos e novas percepções. No Capítulo 1, Pedro Carvalho realiza uma revisão de literatura sobre o turismo de negócios, enfatizando os principais conceitos. No Capítulo 2, Laís Vicente e Lélio Rosa analisam ações sustentáveis dos restaurantes de hotéis cariocas. Nathan Oliveira, Eliane Freire e Thiana Tries abordam no Capítulo 3 o imponente Copacabana Palace, registrando-o como um marcador na memória social. Josefa Moura, Andréia Lisboa e Giliard Ribeiro investigam no Capítulo 4 se o entretenimento a bordo em cruzeiros marítimos representa um fator de atratividade. No Capítulo 5, Karoliny Carvalho analisa o turismo rural como meio para desenvolver comunidades quilombolas em Alcântara (MA). Bárbara Ternoviski e Luiz Souza descrevem no Capítulo 6 o roteiro do Projeto Conhecendo PG (Ponta Grossa, PR). O Capítulo 7 apresenta os principais impactos negativos sofridos pela oferta turística de Foz do Iguaçu (PR), no estudo desenvolvido por Andressa Szekut, Ana Cristina Oliveira, Petterson Gherlhandi e Alfredo Aguiar, é abordado a crise econômica e sanitária oriunda da pandemia da COVID-19. No Capítulo 8, Leylane Martins e José Villar descrevem o Aplicativo de Governança Turística, que além de aumentar a eficiência e a produtividade, auxilia no gerenciamento estratégico e operacional da gestão do turismo. Nathan Oliveira apresenta no Capítulo 9, a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (em inglês, Methodology Multicriteria Decision Aid – Constructivist – MCDA-C), instrumento que apoia tomadas de decisão e intervenção. No Capítulo 10, Fábia Lopes, Giovanna Gomes e Waléria Mendes retratam a importância do uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em visitas guiadas, buscando deste modo romper com as barreiras da comunicação. Essa publicação oferece perspectiva diferentes do Turismo, Sociedade e Ambiente que constituem alguns marcos teóricos atualizados dos temas em análise, que são complementados com estudos de casos, boas práticas e dados relacionados a contextos turísticos. Os capítulos buscam oferecer ao leitor, comunidades acadêmicas, organizações de gestão de destinos, associações do terceiro setor e empresários do turismo insights sobre os desafios do turismo em contextos pré e pós-pandemia.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTurismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAmbientept_BR
Título: dc.titleTurismo, sociedade e ambiente 2 (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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