“QUEREMOS MAIS HISTÓRIAS INDÍGENAS E XAVANTE”: LEITURAS DE ESTUDANTES XAVANTE SOBRE OS INDÍGENAS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarroso, Mirian Regina Camargo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-20T14:18:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-20T14:18:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-20-
identificador: dc.identifier.otherMirian Regina Camargo Barroso - Dissertação - ProfHistória UFMTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601138-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo investigar as práticas de leitura do livro didático de História dos alunos Xavante do município de Campinápolis-MT. Os objetivos específicos foram: 1) analisar a questão indígena nos livros didáticos de História brasileiros; 2) investigar a história e cultura dos Xavante; 3) analisar as práticas de leitura do livro didático dos estudantes Xavante. Metodologicamente o trabalho está sustentado na pesquisa participante conforme Elsie Rockwell e Justa Ezpeleta. Ainda em técnicas de ensino da pedagogia de Celestin Freinet. Teoricamente a análise foi baseada nos debates da Nova História Cultural, especialmente no conceito de representação a partir de Sandra Jatahy Pesavento e Roger Chartier. Inicialmente realizamos um breve estado da arte acerca do campo de pesquisas em livros didáticos e as representações das etnias indígenas nos livros didáticos de História. Em um segundo momento procuramos apresentar o campo da pesquisa e conhecer a história e cultura dos Xavante. Por fim, realizamos a investigação empírica com estudantes Xavante do Ensino Médio de uma escola estadual de Campinápolis-MT. O produto foi a produção do jornal mural como técnica de investigação para registrar a leitura que os estudantes fizeram do livro didático de história. Os resultados expressam uma leitura crítica em relação as representações das etnias indígenas no livro didático de História, que indica a ausência da cultura e história dos Xavante.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,912mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes e práticas no espaço escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIndígenaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectXavantept_BR
Título: dc.title“QUEREMOS MAIS HISTÓRIAS INDÍGENAS E XAVANTE”: LEITURAS DE ESTUDANTES XAVANTE SOBRE OS INDÍGENAS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons