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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barroso, Mirian Regina Camargo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-20T14:18:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-20T14:18:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Mirian Regina Camargo Barroso - Dissertação - ProfHistória UFMT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601138 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo investigar as práticas de leitura do livro didático de História dos alunos Xavante do município de Campinápolis-MT. Os objetivos específicos foram: 1) analisar a questão indígena nos livros didáticos de História brasileiros; 2) investigar a história e cultura dos Xavante; 3) analisar as práticas de leitura do livro didático dos estudantes Xavante. Metodologicamente o trabalho está sustentado na pesquisa participante conforme Elsie Rockwell e Justa Ezpeleta. Ainda em técnicas de ensino da pedagogia de Celestin Freinet. Teoricamente a análise foi baseada nos debates da Nova História Cultural, especialmente no conceito de representação a partir de Sandra Jatahy Pesavento e Roger Chartier. Inicialmente realizamos um breve estado da arte acerca do campo de pesquisas em livros didáticos e as representações das etnias indígenas nos livros didáticos de História. Em um segundo momento procuramos apresentar o campo da pesquisa e conhecer a história e cultura dos Xavante. Por fim, realizamos a investigação empírica com estudantes Xavante do Ensino Médio de uma escola estadual de Campinápolis-MT. O produto foi a produção do jornal mural como técnica de investigação para registrar a leitura que os estudantes fizeram do livro didático de história. Os resultados expressam uma leitura crítica em relação as representações das etnias indígenas no livro didático de História, que indica a ausência da cultura e história dos Xavante. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,912mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes e práticas no espaço escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Indígenas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Xavante | pt_BR |
Título: dc.title | “QUEREMOS MAIS HISTÓRIAS INDÍGENAS E XAVANTE”: LEITURAS DE ESTUDANTES XAVANTE SOBRE OS INDÍGENAS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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