CONTE OUTRAS HISTÓRIAS QUE SEJAM NOSSAS: A TEMÁTICA INDÍGENA E A LEI N. 11.645/2008 NOS LI-VROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO, UMA ANÁLISE DA COLEÇÃO HISTÓRIA EM DEBATE

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCoimbra, Luzia Aparecida Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-20T14:14:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-20T14:14:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-20-
identificador: dc.identifier.otherLuzia Aparecida Gonçalves Coimbra - Dissertação - ProfHistória UFMTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601137-
Resumo: dc.description.abstractEssa dissertação tem como objetivo analisar a forma como são representados os povos in-dígenas nos livros didáticos de história da Coleção História em Debate, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018 e destinado aos estudantes do Ensi-no Médio. Pretende-se identificar as rupturas e permanências nos estereótipos após a apro-vação da Lei n. 11.645/2008 que tornou obrigatório o ensino da história e cultura dos povos indígenas na educação básica de todo o país. Além dos novos conteúdos que passam a inte-grar o componente curricular da Educação Básica no Brasil, podemos citar também os no-vos caminhos que o ensino de História tem buscado romper com as ideias tradicionais e promover reflexões críticas sobre a história. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), elaborados nos anos 1990, por exemplo, incentivaram o ensino de história a partir dos eixos temáticos. A pesquisa desenvolveu-se por meio da investigação qualitativa, a partir de um levantamento bibliográfico acerca do livro didático no Brasil e do tratamento dispensado a temática indígena nesses livros. O interesse pela Etnologia indígena e pela possibilidade de compartilhamento de novos conhecimentos motivaram a realização dessa pesquisa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,81mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEixos temáticospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTemática indígenapt_BR
Título: dc.titleCONTE OUTRAS HISTÓRIAS QUE SEJAM NOSSAS: A TEMÁTICA INDÍGENA E A LEI N. 11.645/2008 NOS LI-VROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO, UMA ANÁLISE DA COLEÇÃO HISTÓRIA EM DEBATEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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