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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Coimbra, Luzia Aparecida Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-20T14:14:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-20T14:14:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Luzia Aparecida Gonçalves Coimbra - Dissertação - ProfHistória UFMT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601137 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação tem como objetivo analisar a forma como são representados os povos in-dígenas nos livros didáticos de história da Coleção História em Debate, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018 e destinado aos estudantes do Ensi-no Médio. Pretende-se identificar as rupturas e permanências nos estereótipos após a apro-vação da Lei n. 11.645/2008 que tornou obrigatório o ensino da história e cultura dos povos indígenas na educação básica de todo o país. Além dos novos conteúdos que passam a inte-grar o componente curricular da Educação Básica no Brasil, podemos citar também os no-vos caminhos que o ensino de História tem buscado romper com as ideias tradicionais e promover reflexões críticas sobre a história. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), elaborados nos anos 1990, por exemplo, incentivaram o ensino de história a partir dos eixos temáticos. A pesquisa desenvolveu-se por meio da investigação qualitativa, a partir de um levantamento bibliográfico acerca do livro didático no Brasil e do tratamento dispensado a temática indígena nesses livros. O interesse pela Etnologia indígena e pela possibilidade de compartilhamento de novos conhecimentos motivaram a realização dessa pesquisa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,81mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Eixos temáticos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Temática indígena | pt_BR |
Título: dc.title | CONTE OUTRAS HISTÓRIAS QUE SEJAM NOSSAS: A TEMÁTICA INDÍGENA E A LEI N. 11.645/2008 NOS LI-VROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO, UMA ANÁLISE DA COLEÇÃO HISTÓRIA EM DEBATE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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