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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Francisca Nailê Bernardo de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-20T13:35:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-20T13:35:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Francisca Nailê Bernardo de Araujo - Dissertação - ProfHistória UFMT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601136 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Com o objetivo de dinamizar as aulas de História para além dos muros da escola, esse trabalho de pesquisa e produção do conhecimento sobre o ensino de história foi realizado no Cemitério Nossa Senhora da Piedade da cidade de Cuiabá, construído no final do século XIX, apresentando possibilidades de estudo e reflexão histórica no campo da Educação Patrimonial, no espaço dos mortos e de sociabilidades dos vivos, na capital do estado de Mato Grosso. Assim essa proposta abre perspectiva de ensino e pesquisa, a partir do estudo da territorialidade do cemitério da cidade, com estudantes do ensino médio, oportunizando o conhecimento da História Local, e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento da Educação Patrimonial voltada para a consciência de preservação dos espaços históricos da cidade de Cuiabá. Dessa forma, com o estudo da História Local, se constitui nesse trabalho estratégias e metodologias com o intuito de aproximar o ensino de História e a realidade vivenciada pelos estudantes, no sentido de se pensar a aprendizagem significativa e, também as metodologias ativas, de acordo com as diretrizes curriculares atuais. Para o desenvolvimento desta pesquisa elegeu-se o território urbano do cemitério Nossa Senhora da Piedade, um dos mais antigos da cidade de Cuiabá, que, para além de sua função habitual, é aqui concebido como patrimônio cultural e, portanto, como lugar de ensino e aprendizagem de história que proporciona a leitura da história, da cultura e da memória de uma cidade. Através da metodologia da Educação Patrimonial, com a saída da sala de aula para o cemitério, buscou-se proporcionar a construção do conhecimento histórico, evidenciado a partir das narrativas elaboradas pelos estudantes no decorrer da aplicação do projeto de disciplina eletiva e em seu encerramento. Esta dissertação apresenta os resultados de um trabalho realizado na prática, tendo na produção dos estudantes do livro Memórias de Minha Cidade, um dos seus principais resultados, constituindo objeto de análise dessa pesquisa. Assim, intervindo no cotidiano de uma escola de educação básica da rede estadual de ensino de Cuiabá, capital de Mato Grosso, as experiências vivenciadas apresentam-se como possibilidades didáticas para o ensino e aprendizagem do conhecimento histórico nesse território urbano, considerado espaço dos mortos e de sociabilidade dos vivos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 12,22mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio Cultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cemitério | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
Título: dc.title | INVENTARIANDO O CEMITÉRIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE: PATRIMÔNIO CULTURAL E ENSINO DE HISTÓRIA NO ESPAÇO DOS MORTOS E DE SOCIABILIDADE DOS VIVOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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