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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Rosiane Machado da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Maria Isabel Moura | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-19T15:58:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-19T15:58:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-18 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601089 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A universidade é mais que uma instituição ou local de trabalho, é o espaço da pesquisa, e da construção do conhecimento. Desempenha importante papel na organização e manutenção do conhecimento socialmente produzido, na produção de novos conhecimentos e na sua inserção social. O papel da universidade é muito mais amplo que a formação de profissionais para as diferentes áreas de atuação, se instituindo historicamente na sociedade ocidental por volta do século XII e desde então evoluindo constantemente. A universidade brasileira por ser bem mais recente recebeu influência de diferentes modelos. Podemos destacar as universidades alemã e americana as quais trazem a importância da produção e aplicação de novos conhecimentos remetendo aos conceitos de pesquisa e inovação. Aliado a esses conceitos desenvolve-se a perspectiva da relação mais próxima com a comunidade na qual se insere na busca de um diálogo que permita aproximar os conhecimentos produzidos via pesquisa daquelas comunidades. Assim, quando falamos em universidade nos referimos a suas atividades fim: de ensino, pesquisa e extensão. O trabalho das professoras Dra. Rosiane Machado da Silva e Dra. Maria Isabel Nascimento, sob o título: “A reconstrução histórica do Centro de Atenção Integral a Criança e ao Adolescente Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha – CAIC: a primeira escola universitária (1950-1993)” é um exemplo dessa articulação “ensino-pesquisa-extensão” no contexto universitário. O tema da pesquisa nasce da ação da UEPG na formação de professores ainda na década de 1940 na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras e nesse processo de ensino a necessidade de criação de uma escola de aplicação, que por sua vez, vem atender necessidades educacionais da comunidade pontagrossense, numa ação também de caráter extensionista. O resultado aqui apresentado decorre de primoroso estudo e pesquisa desde o Colégio de Aplicação até a criação do Centro Educacional, posteriormente denominado CAIC Álvaro Augusto Cunha Rocha, tendo como recorte histórico o período de 1950-1993. O trabalho analisa as transformações históricas do período, o desenvolvimento social e político que permite compreender as reais condições de criação do primeiro Colégio de Aplicação administrado pela UEPG. A relevância da pesquisa é a contribuição para a produção do conhecimento sobre a história das instituições escolares no Paraná e no Brasil. Além disso, contribui para que toda a comunidade universitária e pontagrossense valorize suas instituições e sua história. Profa. Dra. Graciete Tozetto Goes - Universidade Estadual de Ponta Grossa Ponta Grossa Prof. Dr. João Carlos Gomes - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ESCOLA | pt_BR |
Título: dc.title | A reconstrução histórica do centro de atenção integral à criança e ao adolescente reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha – CAIC: a primeira escola universitária (1950-1993) (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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