
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Botelho, Rafael | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-19T14:26:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-19T14:26:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-08 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Inteligência intersubjetiva: A construção de uma mente científica (Atena Editora) | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601077 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Em cada ano escolar, o aluno aprende determinados conteúdos, delimitados num nível de dificuldade que o currículo julga adequado para a respectiva faixa etária. Desse modo, a formação do pedagogo lhe deve proporcionar conhecimento apropriado/suficiente para ensinar Ciências nos Anos Iniciais, não havendo obrigatoriedade de uma formação específica em cada área científica (Biologia, Física, Química, etc.). O pedagogo, em outras palavras, é responsável por conduzir o primeiro estágio de aquisição de conhecimentos científicos pela criança, no período etário no qual a inteligência está em formação; logo, muitos conceitos ainda não estarão bem acabados e completos no intelecto do aluno nessa fase, em virtude, evidentemente, das próprias limitações cognitivas do estudante, cabendo ao docente em questão gerir o processo de ensino e aprendizagem pelos conteúdos adequados para tal etapa escolar. Assim sendo, nos indagamos: qual deve ser o perfil da formação do pedagogo para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, levando em conta as características desta faixa etária – na qual a inteligência está sendo formada? Para buscarmos respostas para tal questão, recorremos ao pedagogo e psicólogo soviético Lev Semenovitch Vigotski, cuja obra trata sobre o desenvolvimento de conceitos científicos pela criança na fase escolar inicial e sobre como deve ser viabilizado o processo de ensino e aprendizagem desses conceitos tendo como parâmetro o quadro cognitivo do qual o aluno dispõe nessa etapa. Quando falamos em Vigotski (2009), estamos tratando de um relevante pesquisador que, em suas dinâmicas de trabalho, estudou seus contemporâneos e antecessores e, mesmo discordando deles em alguns âmbitos, se apoiou sobre seus ombros para avistar horizontes mais longínquos. Assim, qualquer teoria pedagógica ou que tenha alguma relevância com a Educação, naturalmente consultou Vigotski, mesmo que para atacá-lo. Como referência, o bielorrusso permanece no rol dos autores basilares de muitas pesquisas que abordam o desenvolvimento e a aprendizagem – sobretudo de conceitos científicos. Neste sentido, buscando investigar a formação do pedagogo para ensinar Ciências à luz da teoria epistemológica de Vigotski, delimitamos nossa pesquisa nos seguintes eixos/capítulos que resumimos abaixo. Na primeira parte da pesquisa, abordaremos a metodologia científica de Vigotski, crucial para compreendermos o desenvolvimento de sua pesquisa, seus conceitos e lastro teórico. Na segunda parte da pesquisa, trataremos sobre a análise que Vigotski faz sobre a pesquisa de Piaget acerca do desenvolvimento intelectual infantil, sendo que neste capítulo nos aprofundaremos nas concepções psicocognitivas da figura que chamamos “Piaget de Vigotski”, ou seja, Piaget sob a ótica do psicólogo soviético, uma vez que Jean Piaget é a principal referência de Vigotski na dimensão epistemológica. Na terceira parte da pesquisa, buscaremos compreender o desenvolvimento dos conceitos científicos na criança para Vigotski, de modo a compreender como se dá o processo de apropriação do conhecimento. Na parte final, sondaremos as lacunas didático-pedagógicas na formação do pedagogo para o Ensino de Conceitos Científicos a partir da fundamentação vigotskiana apresentada. Pesquisamos o pensamento, a linguagem e o desenvolvimento da inteligência no sujeito a fim de compreendermos as viabilidades do Ensino de Conceitos Científicos tendo como norteador dos conceitos de ação, interação e tomada de consciência, eixos que perpassam toda esta pesquisa e que se encontram em grande evidência na obra vigotskiana. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | INTELIGÊNCIA | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | INTERSUBJETIVIDADE | pt_BR |
| Título: dc.title | Inteligência intersubjetiva: A construção de uma mente científica (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: