Inteligência intersubjetiva: A construção de uma mente científica (Atena Editora)

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Autor(es): dc.contributor.authorBotelho, Rafael-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-19T14:26:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-19T14:26:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-08-
identificador: dc.identifier.otherInteligência intersubjetiva: A construção de uma mente científica (Atena Editora)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601077-
Resumo: dc.description.abstractEm cada ano escolar, o aluno aprende determinados conteúdos, delimitados num nível de dificuldade que o currículo julga adequado para a respectiva faixa etária. Desse modo, a formação do pedagogo lhe deve proporcionar conhecimento apropriado/suficiente para ensinar Ciências nos Anos Iniciais, não havendo obrigatoriedade de uma formação específica em cada área científica (Biologia, Física, Química, etc.). O pedagogo, em outras palavras, é responsável por conduzir o primeiro estágio de aquisição de conhecimentos científicos pela criança, no período etário no qual a inteligência está em formação; logo, muitos conceitos ainda não estarão bem acabados e completos no intelecto do aluno nessa fase, em virtude, evidentemente, das próprias limitações cognitivas do estudante, cabendo ao docente em questão gerir o processo de ensino e aprendizagem pelos conteúdos adequados para tal etapa escolar. Assim sendo, nos indagamos: qual deve ser o perfil da formação do pedagogo para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, levando em conta as características desta faixa etária – na qual a inteligência está sendo formada? Para buscarmos respostas para tal questão, recorremos ao pedagogo e psicólogo soviético Lev Semenovitch Vigotski, cuja obra trata sobre o desenvolvimento de conceitos científicos pela criança na fase escolar inicial e sobre como deve ser viabilizado o processo de ensino e aprendizagem desses conceitos tendo como parâmetro o quadro cognitivo do qual o aluno dispõe nessa etapa. Quando falamos em Vigotski (2009), estamos tratando de um relevante pesquisador que, em suas dinâmicas de trabalho, estudou seus contemporâneos e antecessores e, mesmo discordando deles em alguns âmbitos, se apoiou sobre seus ombros para avistar horizontes mais longínquos. Assim, qualquer teoria pedagógica ou que tenha alguma relevância com a Educação, naturalmente consultou Vigotski, mesmo que para atacá-lo. Como referência, o bielorrusso permanece no rol dos autores basilares de muitas pesquisas que abordam o desenvolvimento e a aprendizagem – sobretudo de conceitos científicos. Neste sentido, buscando investigar a formação do pedagogo para ensinar Ciências à luz da teoria epistemológica de Vigotski, delimitamos nossa pesquisa nos seguintes eixos/capítulos que resumimos abaixo. Na primeira parte da pesquisa, abordaremos a metodologia científica de Vigotski, crucial para compreendermos o desenvolvimento de sua pesquisa, seus conceitos e lastro teórico. Na segunda parte da pesquisa, trataremos sobre a análise que Vigotski faz sobre a pesquisa de Piaget acerca do desenvolvimento intelectual infantil, sendo que neste capítulo nos aprofundaremos nas concepções psicocognitivas da figura que chamamos “Piaget de Vigotski”, ou seja, Piaget sob a ótica do psicólogo soviético, uma vez que Jean Piaget é a principal referência de Vigotski na dimensão epistemológica. Na terceira parte da pesquisa, buscaremos compreender o desenvolvimento dos conceitos científicos na criança para Vigotski, de modo a compreender como se dá o processo de apropriação do conhecimento. Na parte final, sondaremos as lacunas didático-pedagógicas na formação do pedagogo para o Ensino de Conceitos Científicos a partir da fundamentação vigotskiana apresentada. Pesquisamos o pensamento, a linguagem e o desenvolvimento da inteligência no sujeito a fim de compreendermos as viabilidades do Ensino de Conceitos Científicos tendo como norteador dos conceitos de ação, interação e tomada de consciência, eixos que perpassam toda esta pesquisa e que se encontram em grande evidência na obra vigotskiana.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectINTELIGÊNCIApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectINTERSUBJETIVIDADEpt_BR
Título: dc.titleInteligência intersubjetiva: A construção de uma mente científica (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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