Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA campus Belém | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ROCHA, Helena do Socorro Campos da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | RIBEIRO, Marcio Benício de Sá | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CAVALCANTI, Natália Conceição Silva Barros | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BRAGA, Ronaldo da Cruz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-18T11:45:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-18T11:45:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | ANAIS XXXIII SIL 2021 VERSÃO FINAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601074 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O XXXIII Seminário Integrador das Licenciaturas do IFPA campus Belém é um evento semestral com a característica de evidenciar as produções das Licenciaturas ofertadas no campus Belém. O tema dessa versão é “Os desafios e possibilidades da formação docente no contexto do Ensino Remoto Emergencial”. O objetivo central é visibilizar as produções e práticas realizadas por docentes e discentes na Formação de Professores no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE). O evento tem um formato assíncrono ocorrido nos dias 28, 29 e 30 de junho com visitação no canal do Youtube do Campus Belém e o formato síncrono que aconteceu no dia 01 de julho das 8h às 20h. Na parte da manhã, aconteceu a mesa de abertura, a conferência de abertura e duas mesas redondas com a temática “relatos de experiência exitosas e não exitosas no ERE” com a participação de docentes e discentes. Na parte da tarde, em salas no Google Meet, tivemos debates dos trabalhos submetidos nas 5 sessões temáticas: metodologias ativas, ferramentas didáticas, recursos didáticos, práticas educativas e inovação educacional. No período noturno, foram ofertadas oficinas, também em salas do Google Meet, que ocorreram simultaneamente. Nessa direção, o evento se propôs a construir um espaço em que formadores de professores e professores em construção tivessem a possibilidade de falar sobre suas experiências, em que questionamentos amplos foram feitos, em que possibilidades de trocas foram criadas ao expor suas experiências. Esse é o espaço para discussão dos movimentos colaborativos e formativos das ações e formas de atuação nesse contexto de ERE, com a Formação de Professores na/durante a pandemia e nos faz repensar o papel da escola no século XXI. Entendemos, conforme Vogel (2020) que, embora a transição para o ensino e a aprendizagem remota tenham acontecido bruscamente, o evento se constitui em um momento para parar e pensar nas prioridades e nos objetivos principais dos processos formativos, do constituir-se professor e nos ajudarão a nos mantermos saudáveis e a usar esse tempo de maneiras satisfatórias e significativas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,76 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciaturas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Remoto Emergencial | pt_BR |
Título: dc.title | ANAIS DO XXXIII SEMINÁRIO INTEGRADOR DAS LICENCIATURAS DO IFPA CAMPUS BELÉM Os desafios e possibilidades da formação docente no contexto do ensino remoto emergencial | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciaturas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ANAIS XXXIII SIL 2021 VERSÃO FINAL.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601074/2/ANAIS XXXIII SIL 2021 VERSÃO FINAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons