ANAIS DO XXXIII SEMINÁRIO INTEGRADOR DAS LICENCIATURAS DO IFPA CAMPUS BELÉM Os desafios e possibilidades da formação docente no contexto do ensino remoto emergencial

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA campus Belémpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorROCHA, Helena do Socorro Campos da-
Autor(es): dc.contributor.authorRIBEIRO, Marcio Benício de Sá-
Autor(es): dc.contributor.authorCAVALCANTI, Natália Conceição Silva Barros-
Autor(es): dc.contributor.authorBRAGA, Ronaldo da Cruz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-18T11:45:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-18T11:45:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-
identificador: dc.identifier.otherANAIS XXXIII SIL 2021 VERSÃO FINALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601074-
Resumo: dc.description.abstractO XXXIII Seminário Integrador das Licenciaturas do IFPA campus Belém é um evento semestral com a característica de evidenciar as produções das Licenciaturas ofertadas no campus Belém. O tema dessa versão é “Os desafios e possibilidades da formação docente no contexto do Ensino Remoto Emergencial”. O objetivo central é visibilizar as produções e práticas realizadas por docentes e discentes na Formação de Professores no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE). O evento tem um formato assíncrono ocorrido nos dias 28, 29 e 30 de junho com visitação no canal do Youtube do Campus Belém e o formato síncrono que aconteceu no dia 01 de julho das 8h às 20h. Na parte da manhã, aconteceu a mesa de abertura, a conferência de abertura e duas mesas redondas com a temática “relatos de experiência exitosas e não exitosas no ERE” com a participação de docentes e discentes. Na parte da tarde, em salas no Google Meet, tivemos debates dos trabalhos submetidos nas 5 sessões temáticas: metodologias ativas, ferramentas didáticas, recursos didáticos, práticas educativas e inovação educacional. No período noturno, foram ofertadas oficinas, também em salas do Google Meet, que ocorreram simultaneamente. Nessa direção, o evento se propôs a construir um espaço em que formadores de professores e professores em construção tivessem a possibilidade de falar sobre suas experiências, em que questionamentos amplos foram feitos, em que possibilidades de trocas foram criadas ao expor suas experiências. Esse é o espaço para discussão dos movimentos colaborativos e formativos das ações e formas de atuação nesse contexto de ERE, com a Formação de Professores na/durante a pandemia e nos faz repensar o papel da escola no século XXI. Entendemos, conforme Vogel (2020) que, embora a transição para o ensino e a aprendizagem remota tenham acontecido bruscamente, o evento se constitui em um momento para parar e pensar nas prioridades e nos objetivos principais dos processos formativos, do constituir-se professor e nos ajudarão a nos mantermos saudáveis e a usar esse tempo de maneiras satisfatórias e significativas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,76 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectLicenciaturaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Remoto Emergencialpt_BR
Título: dc.titleANAIS DO XXXIII SEMINÁRIO INTEGRADOR DAS LICENCIATURAS DO IFPA CAMPUS BELÉM Os desafios e possibilidades da formação docente no contexto do ensino remoto emergencialpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciaturaspt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons